Seja Bem vindo - Teresina, 20 de Novembro de 2017
Teresina
+24...+34° C
SEMCOM - LAZER

Teresina tem atividades para diversão e promoção da saúde nas férias

Parques são opção para toda a família neste mês em que as crianças estão de férias

14/07/2017 - 08h01 Imprimir Envie por e-mail

Teresina tem atividades para diversão e promoção da saúde nas férias

Créditos: Renato Bezerra

Com uma quantidade cada vez mais crescente de parques em Teresina, a população tem aproveitado o período de férias para ter dias de diversão e cuidados com a saúde. É nos parques que crianças e adultos podem curtir momentos juntos, em família. Em cinco desses parques há espaços para brincadeiras, piqueniques, práticas esportivas ou apenas para contemplação. 


O Parque da Cidadania é o mais concorrido para os piqueniques e também pela turma do skate, já que é lá que está situada a maior pista do Nordeste. Na pista, as pessoas fazem cooper todos os dias, pela manhã e no final da tarde. Além disso, vale a visita ao Museu de Arte Sacra, onde estão as obras dos principais nomes da arte santeira da cidade. Dá para andar de bicicleta, de patins ou apenas sentar na beira do lago e ler um livro, conversar.

 
Um dos maiores parques de que a cidade dispõe é o Lagoas do Norte, que tem atividades especialmente voltadas para a criançada nesse mês de julho. As atividades de férias começam no dia 23 com o festival de pipas e seguem até o dia 29. A colônia é gratuita e voltada para crianças com idade de 5 a 12 anos.


“O festival já é tradição. É um dia que toda comunidade se reúne e a gente faz uma grande festa, deixando o céu do Lagoas do Norte ainda mais colorido. O objetivo é que as crianças brinquem, resgatem a tradição de soltar pipa, como seus pais e avôs faziam. Por isso, é importante a participação das famílias”, comenta Viviane Bandeira.

 
Além do festival de pipas, haverá atividades esportivas, culturais e educacionais durante os sete dias. A cada dia, a criança vai participar de uma atividade diferente, de acordo com a sua faixa etária. Em uma semana, eles terão atividades esportivas, cinema, oficina de arte, educação ambiental e brincadeiras tradicionais.

 
Já no Parque da Cidade, um dos mais tradicionais de Teresina, as atividades da colônia de férias vão ocorrer a partir do dia 17, por meio de parceria entre as secretarias municipais de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), de Esportes e Lazer (Semel) e Meio Ambiente (Semam).

 
Ao todo, serão abertas 200 vagas em duas semanas, sendo distribuídas 100 vagas por semana. “A nossa intenção é proporcionar às crianças momentos de atividades lúdicas e esportivas, com a finalidade de promover brincadeiras saudáveis e a interação das crianças”, afirma um dos coordenadores do evento da Semel, Francinélio Ribeiro.


O tradicional parque Encontro dos Rios, localizado no berço da cidade, apesar de estar passando por uma ampla reforma, continua sendo bastante visitado pela população e turistas. Todos os dias, é possível ver o fascínio do por do sol e se deliciar com o peixe tipicamente feito no Restaurante Flutuante, além de conferir a beleza das peças produzidas pelos artesãos teresinenses que ficam expostas no Polo Cerâmico. Após a reforma, o espaço receberá uma nova infraestrutura para receber os visitantes, possibilitando melhores possibilidades de contemplação da beleza do lugar.


A zona sul da cidade já faz do Complexo Esportivo Parentão um sucesso. Desde que foi inaugurado, em setembro de 2015, o espaço foi abraçado pela população, que se utiliza das quadras e pistas para prática esportiva. É também um ponto de encontro de amigos, vizinhos e famílias inteiras. 


Dentre as modalidades que podem ser praticadas no Parentão estão o vôlei de areia, futsal e basquete durante todos os dias. Às sextas tem futevôlei e às quartas e sextas tem futebol society. E o projeto que é sucesso em toda Teresina, o Dançando na Praça, acontece todas as terças quintas-feiras, a partir das 19h. 


"Temos atividades todos os dias, de terça a domingo. Além de toda essa programação, temos também a pista de caminhada, que as pessoas utilizam bastante. O foco do trabalho no Parentão é que as pessoas formem seus times e venham se divertir", afirma Stênio Claudino, coordenador do Parentão. O funcionamento segue das 6h às 10h e das 16h30 às 22h.


Música e teatro 


O Teatro do Boi está com uma programação especial neste mês. Confira:


Dia 14- Festival Invisível - O objetivo do festival e ser uma plataforma de apresentação e provocar o intercâmbio cultural entre os artistas locais e de outras regiões. É um projeto autoral de Jamile Soares e Fabrício Santos. No palco: Barbara Eugenia (RJ), Igor de Carvalho (PI), Artur Soares (RN), Souto (PI), Hugo dos Santos (PI) e Tio (PI). Exposição dos artistas plásticos Italo Lima, Fátima Peixoto,  Kananda e Pablo Vinicius


Dia 21 - "B" A História - espetáculo teatral trata sobre droga e violência familiar. A realidade da Santa Maria da Codipi


dia 22 - Motorista Gregório - espetáculo retrata a vida do motorista que atropelou o filho do delegado de Barras, Florentino Cardoso, que resolveu se vingar. Florentino mandou prender o motorista e o torturou por três longos dias na prisão, sem receber água nem comida. O delegado ainda não satisfeito trouxe Gregório a Teresina e o amarrou no tronco de uma árvore às margens do Rio Poti e o executou com três tiros nas costas


Já o Palácio da Música, aos domingos, apresenta o projeto o Concertos Matinais, que faz a alegria da população que gosta da boa música. Nesse domingo (16) haverá apresentação da Banda 16 de Agosto, mantida pela Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. As apresentações são gratuitas e iniciam sempre às 11h.




Tags: parque, cidadania, diversão, férias, crianças, julho


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

Últimas Notícias





PMT Multimídia

PMT no Twitter


Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLÍCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADÃO(86) 3131-4781
  • Mais Números Úteis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.