Seja Bem vindo - Teresina, 16 de Novembro de 2018
Teresina
+24...+34° C
SEMCASPI - FÓRUM

Teresina realiza o 1° fórum comunitário do Selo Unicef

Durante o fórum, acontece o debate sobre políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes

14/09/2018 - 15h08 Imprimir Envie por e-mail

Teresina realiza o 1° fórum comunitário do Selo Unicef

Créditos: Rômulo Piauilino

Na manhã desta sexta-feira (14) foi realizado o 1° Fórum Comunitário do Selo UNICEF de Teresina. O selo é um reconhecimento internacional para o município, dado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância. O evento foi realizado pela Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), no Centro de Formação Professor Odilon Nunes.

 

O Fórum Comunitário é o momento em que os cidadãos debatem sobre as definições prioritárias que o município deve considerar nas políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes. “Essa é uma das etapas para que o município possa ser certificado pelo Selo Unicef. Uma das principais propostas é o empoderamento da criança e do adolescente. Eles receberão orientação para que façam a diferença na comunidade em que estão inseridos. É o momento em que nos juntamos para pensarmos, para sugerir. Esse é o momento do exercício da nossa cidadania e esforço conjunto para a melhoria da vida da criança e adolescentes” comenta Deusa Fernandes, gerente de Direitos Humanos (GDH) da Semcaspi.

 

Ao participar do Selo UNICEF, o município assume o compromisso de elaborar um diagnóstico sobre a população de 0 a 18 anos incompletos, além de um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam esse público, propiciando à garantia de direitos referentes à saúde, educação, proteção e participação social das crianças e adolescentes.

 

O evento contou com apresentações culturais; apresentação da metodologia do Selo Unicef; plenárias; além de reuniões para a construção do plano de ação. “O evento propõe um olhar para a política voltada às crianças e adolescentes. E fazer para os adolescentes, com a participação deles, é um dos pontos mais importantes nesse momento. Poder contribuir para que nossas crianças e nossos adolescentes tenham condições de construir seus projetos de vida. Monitorar, acompanhar e avaliar o que estão propondo para a vida e o que eles encaram como sendo necessário”, destaca Mauriceia Carneiro, secretária-executiva do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

 

Nas ações municipais do selo Unicef, a comissão intersetorial é formada por representantes das seguintes instituições: representante da Semcaspi; mobilizadora de jovens; CMDCAT; Conselhos Tutelares; FMS; SEMEC; SEMCOM; SEMJUV; SEMEL; SEMAM; SMPSM; FWF; SEMEST; FCMC; SEMDEC; ASA; SEMDUH; Centro da Juventude Santa Cabrini; Funaci e dois Nucas.

 




Tags: Selo Unicef, fórum, comunitário, Teresina, Prefeitura, Semcaspi


Imagens Relacionadas:

Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

Últimas Notícias





PMT Multimídia

PMT no Twitter

Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLÍCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADÃO(86) 3131-4781
  • Mais Números Úteis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.