Seja Bem vindo - Teresina, 24 de Maro de 2019
Teresina
+24...+34° C
  • Página Inicial /
  • Notícias /
  • Teresina participa de Semana da Resilincia Urbana em Barcelona e prepara plano municipal
SEMPLAN - PLANEJAMENTO

Teresina participa de Semana da Resilincia Urbana em Barcelona e prepara plano municipal

Plano est sendo feito em parceria com a ONU Habitat e prev capacitao de servidores e desenvolvimento de aes

16/11/2018 - 10h32 Imprimir Envie por e-mail

Teresina participa de Semana da Resilincia Urbana em Barcelona e prepara plano municipal

Crditos: Ascom

A Prefeitura de Teresina participou da Semana da Resiliência Urbana em Barcelona (Espanha), evento organizado pela ONU Habitat, agência das Nações Unidas voltada para as questões de assentamentos humanos e urbanização sustentável. A capital piauiense foi a única cidade brasileira a se apresentar no evento e será também a primeira do país a contar com um Plano Municipal de Resiliência Urbana.


A apresentação do contexto teresinense foi feita pelo diretor de Assuntos Federativos e Internacionais da Prefeitura de Teresina em Brasília, Erick Amorim. O diretor mostrou os principais problemas relacionados à resiliência urbana sentidos em Teresina e também algumas iniciativas já trabalhadas na capital piauiense, principalmente com participação da população, além da Agenda Teresina 2030, representada pela coordenadora Gabriela Uchôa, como um HUB de inovação.


“Nós apresentamos os nossos problemas nessa área, que basicamente estão ligados ao calor extremo, chuvas, inundações e falta de recursos. Mostramos algumas das nossas ações, como o adensamento da cidade e o Programa Lagoas do Norte, também mostrando nossa evolução no processo participativo da população, com a Praça dos Orixás, Colab e Orçamento Participativo”, conta Erick.


O evento contou com a participação de cidades de vários países, como Houston, nos EUA, e Buenos Aires, na Argentina. Algumas destas cidades, pelas próprias características geográficas e socioeconômicas, passam por situações semelhantes à capital piauiense e são vistos como potenciais parceiras para troca de experiências.


“Foi interessante que tinham muitas cidades da África e algumas da Ásia com características parecidas com as nossas, de clima quente e renda baixa. A gente está conversando muito com Maputo, em Moçambique, e Kuala Lampur, na Malásia. Temos novas parcerias, e Teresina é a única cidade do Brasil que está em um processo junto com a ONU Habitat para fazer um plano de resiliência urbana, que devemos iniciar no próximo ano”, relata Erick.


Plano de resiliência urbana


O projeto de cooperação com a ONU Habitat tem como principal objetivo aumentar a capacidade de resiliência urbana de Teresina. O programa promove a capacitação do corpo técnico local e constrói junto com a Prefeitura o diagnóstico de resiliência urbana da cidade, o mapeamento de vulnerabilidade, o mapeamento de todos os atores envolvidos na resiliência urbana, além de dar suporte à Prefeitura para conseguir fundos e parceiros para implementação de ações para resiliência e projetos futuros.


O programa terá dois anos, onde haverá treinamento dos servidores da Prefeitura de Teresina com os técnicos do programa de resiliência urbana da ONU. O treinamento também será expandido para a sociedade civil por meio de seminários.


Os principais resultados do projeto são obtidos na promoção da visibilidade de Teresina no cenário internacional, integração da cidade nas redes de resiliência global, maior facilidade ao acesso a fundos e parceiros internacionais, aumento da capacidade de resiliência do governo local e construção do diagnóstico e de plano de ações para resiliência da cidade.


Além disso, Teresina vai receber o licenciamento do programa e será responsável por transmitir para outras cidades do Brasil a sua metodologia, agindo como facilitador e disseminador do programa no país.    




Tags: planejamento, semplan, resilincia urbana, erick amorim, barcelona, onu habitat


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

ltimas Notcias





PMT Multimídia

PMT no Twitter

Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADO(86) 3131-4781
  • Mais Nmeros teis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.