Seja Bem vindo - Teresina, 25 de Maro de 2019
Teresina
+24...+34° C
SEMEC - NOVA CRECHE

Teresina ganha primeira creche para filhos de mes comercirias do Centro

Novo Cmei funciona em tempo integral e tem capacidade para acolher crianas de 6 meses a 5 anos

22/08/2017 - 11h35 Imprimir Envie por e-mail

Teresina ganha primeira creche para filhos de mes comercirias do Centro

Crditos: Rmulo Piauilino

O que antes era sonho e reivindicação das trabalhadoras do centro comerciário de Teresina. A Prefeitura de Teresina inaugurou hoje (22) o Centro Municipal de Educação Infantil Joel Mendes, a primeira creche voltada para filhos de mães que trabalham no Shopping da Cidade e no Mercado Central. São 130 vagas para crianças de 6 meses de idade a 5 anos, com atendimento em jornada de tempo integral.


O prédio, localizado na Rua Simplício Mendes, foi uma doação do Governo do Estado e já abrigou a Unidade Escolar Joel Mendes. Preservando o antigo nome, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) realizou uma verdadeira transformação do espaço, que chama atenção pela estrutura moderna e colorida. O novo espaço conta com banheiros adaptados, salas de repouso, brinquedoteca, fraldário, lactário, entre outros ambientes que tornam a estrutura física completa.


“A escola nasceu da necessidade das mães do comércio de terem um local seguro para deixarem seus filhos enquanto trabalham. E só foi possível graças a união de parceiros”, explica a diretora do Cmei, Francisca Santos.

 

Além da parceria com o Governo do Estado, o Sindicato dos Comerciários somou forças para a construção da unidade de ensino. A secretária de estado da Educação Rejane Dias, e a secretária de Mulheres do Sindicato Socorro Cruz participaram da cerimônia de inauguração e parabenizaram a nova estrutura do prédio, que conta com banheiros adaptados, salas de repouso, brinquedoteca, fraldário, lactário, entre outros ambientes que tornam a estrutura física completa.

 

Para o secretário municipal de Educação Kleber Montezuma, a construção é um avanço na expansão da educação infantil em Teresina. “Essa é uma creche modelo, totalmente estruturada para garantir segurança e conforto às crianças enquanto suas mães trabalham com tranquilidade. Depois de amanhã, inauguraremos outra no mesmo formato, e ainda serão muitas”, anunciou.


O dia da inauguração também foi o primeiro dia de aula da Marya Eduarda, de 3 anos. Acompanhada da mãe Alane Carolina, a nova aluna foi recebida com carinho pela professora e logo se adaptou aos colegas de turma, cantando e dançando com a música infantil escolhida para a calorosa recepção do dia. “Essa escola é ótima, trabalho o dia todo e sei que minha filha estará em boas mãos. Ela também é linda, não perde para nenhuma escola particular”, elogiou a mãe.


Segundo o prefeito Firmino Filho, a ideia é que as mães também possam visitar os filhos durante o intervalo de almoço e participar da rotina da escola, já que a localização no Centro permite maior proximidade. “O empoderamento feminino passa pelo acesso aos direitos básicos como a educação, e essa construção tem tudo a ver com a homenagem que estamos trazendo às mulheres nesse Aniversário de Teresina. É uma importante conquista para as comerciárias e uma forma de auxiliar na batalha diária dessas guerreiras”, disse.


Além da parceria com o Governo do Estado, o Sindicato dos Comerciários somou forças para a construção da unidade de ensino. A secretária de estado da Educação, Rejane Dias, e a secretária de Mulheres do sindicato, Socorro Cruz, participaram da cerimônia de inauguração e parabenizaram a nova estrutura. 




Tags: creche, comercirias, reforma, cmei, firmino filho, semec, inaugurao, 165 anos


Imagens Relacionadas:

Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

ltimas Notcias





PMT Multimídia

PMT no Twitter

Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADO(86) 3131-4781
  • Mais Nmeros teis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.