Seja Bem vindo - Teresina, 17 de Agosto de 2017
Teresina
+24...+34° C
SEMF - FINANÇAS

Teresina avança na gestão fiscal, aponta Índice FIRJAN

Entre as capitais, Teresina ocupa a quarta posição no Nordeste

11/08/2017 - 14h49 Imprimir Envie por e-mail

Teresina vem apresentando melhora na gestão fiscal. A capital piauiense está no grupo de 626 municípios brasileiros que apresentaram conceito de boa gestão no Índice FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF), divulgado esta semana e que leva em conta os dados enviados pelas administrações municipais ao Tesouro Nacional. Entre as capitais, Teresina ocupa a quarta posição no Nordeste e a 12ª no Brasil. 

 

O indicador leva em conta cinco critérios: capacidade de arrecadar sem depender dos repasses dos estados e da União, gastos com pessoal em relação ao Orçamento, suficiência de caixa, capacidade de fazer investimentos e endividamento. O índice varia de 0 a 1. Prefeituras com nota entre 0,6 e 0,8 têm a situação fiscal considerada boa. Teresina obteve nota 0,6183. 

 

“Conseguimos, de acordo com o levantamento da Firjan, sair do grupo de municípios com situação fiscal difícil para aquele com situação fiscal boa. Isso reforça o compromisso da administração com melhoria continua e da responsabilidade com a gestão fiscal das contas do município apesar da crise economia que o país vive nos últimos anos”, afirma o secretário municipal de Finanças, Jalisson Hidd.

 

Uma das estratégias da administração para superar a crise foi o aumento da receita própria, um dos cinco quesitos levado em conta pelo índice e que a administração municipal se destaca. A capital piauiense obteve bom desempenho também, segundo a FIRJAN, no quesito investimento e custo da dívida. 

 

“Nesse cenário de crise, a administração municipal vem se esforçando para equilibrar as contas, mantendo o nível de investimentos e a qualidade do serviço público que é prestado para a população. Vamos continuar trabalhando para melhorar ainda mais a nossa gestão”, destacou o secretário municipal de Planejamento e Coordenação, Washington Bonfim.

 

Ele lembra que, desde 2015, a Prefeitura de Teresina vem adotando, em parceria com a Comunitas, o Programa Gestão Cidadã com o intuito de aumentar a receita própria e cortar despesas para superar a crise na economia do país e a queda dos repasses feitos pela União e pelo Estado. O Programa é uma continuidade do programa de aprimoramento da gestão pública Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável e envolve todos os órgãos da administração municipal. 




Tags: SEMF, FINANÇAS, AVANÇO, GESTÃO FISCAL, FIRJAN


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

Últimas Notícias





PMT Multimídia

PMT no Twitter


Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLÍCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADÃO(86) 3131-4781
  • Mais Números Úteis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.