Seja Bem vindo - Teresina, 25 de Maro de 2019
Teresina
+24...+34° C
SEMDUH - LIXO

Semduh refora orientaes para descarte de materiais em Pevs e PRRs

A Prefeitura de Teresina oferece coleta domiciliar, alm dos Pevs e PRRs

19/12/2018 - 14h50 Imprimir Envie por e-mail

O ano novo se aproxima e a população busca entrar 2019 com a casa organizada e renovada. Pequenas reformas, faxinas gerais, descartes de livros, revistas, papéis e móveis que não são mais utilizados fazem parte da lista de ações comuns no fim do ano e que aumentam a produção de resíduos por parte do teresinense.

 

Segundo Vicente Moreira, secretário executivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), é normal que neste período os munícipes busquem se desfazer de materiais que foram acumulados durante todo o ano, sendo importante que esse descarte seja feito de forma consciente e nos locais corretos.

 

“A Prefeitura de Teresina oferece, além da coleta domiciliar, voltada para aquele material orgânico e que não pode ser reaproveitado, outras duas opções para descartes. Temos os 15 Postos de Entrega Voluntária (Pevs), onde a população pode dispor materiais recicláveis como papel, metal, plásticos e vidro. E também temos os 35 Pontos de Recebimentos de Resíduos (PRRs), contêineres que recebem o chamado lixo seco, que são resultados de capina, poda, restos de construção, objetos velhos e demais utensílios que necessitem ser descartados em pequenas quantidades, com até 1m³”, explica.

 

Ainda de acordo Vicente Moreira, essas orientações são essenciais para que a população evite descartar os seus resíduos em terrenos baldios, praças e canteiros centrais. “A Prefeitura faz a sua parte oferecendo meios para uma destinação correta de resíduos, é importante que a população também faça a sua. Reforçamos também que a disposição de lixo em locais inapropriados é passível de penalidade prevista no Código de Postura do Município”, completa o secretário executivo da Semduh.

 

Sobre os PEVs

 

A população pode separar papel, plástico, metal e vidro para levá-los em um dos 15 Postos de Entrega Voluntária (PEV) distribuídos pela capital. O material coletado é doado para cooperativas de catadores de lixo que garantem sua renda vendendo esse material para empresas que realizam o processo de reciclagem.

 

Tipos de materiais recicláveis coletados de acordo com o contentor

 

Contentor vermelho: plásticos recicláveis como garrafas PET, potes diversos, tampas de embalagens, sacos plásticos, plásticos de brinquedos, embalagens de produtos de limpeza e canos de PVC.

 

Contentor verde: Vidros como garrafas de sucos e refrigerantes, cervejas e outros tipos de bebidas, potes de alimentos, cacos de vidro (embalados em jornal), frascos de perfumes e utensílios domésticos.


 

Contentor azul: papel que não tenha rejeitos orgânicos. Papel sulfite, papelão, caixa de embalagem de produtos, folhas de caderno, papéis de impressão, cartões, revistas, e cartolinas.

 

Contentor amarelo: metais como latas de alumínio e aço, arames, pregos, parafusos, fios de metal, tampas metálicas, panelas sem cabo, ferragens, objetos de alumínio, fios e objetos de cobre, canos de metal, molduras de quadris e chapas de metal.

 

Veja aqui Lista de Pevs de Teresina

 

Sobre os PRRs

 

Os 35 Pontos de Recebimento de Resíduos (PRRs) têm o objetivo de erradicar áreas de deposição irregular na capital e estão localizados em áreas próximas a locais que acumulavam lixo de forma irregular.

 

Recebem materiais de construção, podas de árvores, capina, varrição e móveis usados de até 1m³ por dia. É proibida a colocação de lixo orgânico, animais mortos, penas e vísceras, resíduo industrial, entulhos, resíduo hospitalar, pilhas, baterias e aparelhos eletrônicos.

 

Veja aqui Lista PRRs de Teresina

 




Tags: descarte, lixo, Pevs, PRRs, semduh


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

ltimas Notcias





PMT Multimídia

PMT no Twitter

Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADO(86) 3131-4781
  • Mais Nmeros teis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.