Seja Bem vindo - Teresina, 12 de Dezembro de 2017
Teresina
+24...+34° C
SMPM - LAÇO BRANCO

Secretaria da Mulher celebra o dia do laço branco com bate-papo

Campanha é feita continuamente

07/12/2017 - 16h27 Imprimir Envie por e-mail

Secretaria da Mulher celebra o dia do laço branco com bate-papo

Créditos: ascom/SMPM

Convidar os homens a debater a violência contra a mulher do ponto de vista de aliados e não de agressores, esse foi o objetivo do bate-papo que a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres realizou em um shopping da capital, no último dia 6 de dezembro, data em que é celebrado o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres e Dia do Laço Branco.

 

 

O jornalista Joelson Giordani aceitou o convite para ser mediador do bate-papo motivado pelo tema e pela importância de homens debaterem esse assunto. “Eu aceitei esse convite porque entendo que a violência contra a mulher é um assunto de todas as pessoas e precisa ser debatida por todos. Fiquei bastante instigado a participar por que eu acho que a proposta de fazer com que os homens despertem e protagonizem não a violência mas a discussão do combate a violência, bastante oportuna”.

 

 

Participaram também o secretário municipal Samuel Silveira, o advogado e professor Thiago Carcará, o coordenador do Instituto Papai, Sirley Vieira e o membro da ONG Plan International John Lucas.

 

 

O bate-papo começou com uma provocação do mediador, querendo saber se algum dos presentes já havia presenciado casos de violência doméstica, fora do ambiente de trabalho e contou com o relato emocionado de John Lucas, membro da Ong Plan International, que contou aos presentes que cresceu em um ambiente familiar presenciando a mãe ser vítima de violência doméstica. “Era uma coisa muito esquisita, porque quando eu via que meu pai ia chegar em casa, eu já pedia que minha mãe não fizesse nada que provocasse a ira dele, para não apanhar”, contou emocionado.

 

 

Os convidados compartilharam experiências e vivências tanto nos ambientes de trabalho como fora dele e discutiram o papel dos homens no combate a violência contra a mulher. O coordenador executivo do Instituto Papai, Sirley Vieira, pontuou a importância dos homens reconhecerem seus privilégios no combate aos machismo enraizado na sociedade. “Precisamos reconhecer nossos privilégios, seja quando chegamos em casa, depois de um dia de trabalho e ficamos na frente da tv enquanto a mulher faz a comida, seja nos nossos salários mais altos”.

 

 

Macilane Batista, secretária da pasta, afirma que o momento foi escolhido para que os homens participem da discussão contra a violência contra a mulher, uma vez que são os principais agressores. “Nós queríamos provocar um ambiente diferenciado de discussão sobre o enfrentamento a violência contra a mulher, que não é só uma agenda das mulheres ou só da instituição pública, mas sim de toda a sociedade. E queremos também chamar a atenção também para o ativismo dos homens”.

 

Sobre o Laço Branco

 

A Campanha começou após uma tragédia ocorrida em 1989, em Montreal, no Canadá. Marc Lepine invadiu uma escola politécnica canadense, ordenou que homens se retirassem, assassinou 14 mulheres e suicidou-se em seguida. A tragédia mobilizou canadenses a criar a primeira campanha do Laço Branco. Entre 25 de novembro e 06 de dezembro daquele ano foram distribuídos cerca de 100 mil laços entre os homens canadenses. O dia 25 de novembro foi proclamado pela Organização das Nações Unidas como o Dia Internacional de Erradicação da Violência contra a Mulher.




Tags: smpm, laço branco, bate papo, campanha, violência contra a mulher


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

Últimas Notícias





PMT Multimídia

PMT no Twitter


Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLÍCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADÃO(86) 3131-4781
  • Mais Números Úteis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.