Seja Bem vindo - Teresina, 19 de Outubro de 2018
Teresina
+24...+34° C
FWF - QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Qualificação gratuita do município muda vida de jovem

Cursos oferecidos pela FWF buscam proporcionar geração de emprego e renda

16/05/2018 - 09h20 Imprimir Envie por e-mail

Ana Batista sempre demonstrou talento e habilidade para cozinhar. Arrumadinho, cachorro-quente, sopa, hambúrguer: tudo vendido na porta de casa. “Comecei quando tive meu primeiro filho. A tardinha, depois que o sol vai embora e a temperatura fica mais amena, coloco mesas e cadeiras na frente da minha casa e vendo tudo.” Mas com a família aumentando e aluguel pra pagar, todas as despesas da casa já não eram custeadas pelas vendas dos lanches e sem uma renda fixa, Ana sabia que precisava impulsionar seu trabalho autônomo.

 

Incentivada pela cunhada Ângela Ribeiro, em 2014, fez o curso de Doces e Salgados ofertado pela Fundação Wall Ferraz na AMA (Associação de Amigos dos Autistas do Piauí) do bairro Primavera. Grávida da terceira filha e receosa de não ter como sustentar a família, não pensou duas vezes e decidiu fazer sua matrícula. “Eu sempre pensava que a gravidez não seria um obstáculo, um empecilho pra minhas realizações. Então, enquanto meus filhos mais velhos estavam na escola eu aproveitava para fazer o curso.”

 

Depois, Ana começou lentamente a buscar novos clientes, mas continuou se aprimorando. Em 2016 a Fundação Wall Ferraz entrou de novo na sua vida. Fez o curso de Confeitaria no Centro de Capacitação do bairro Cerâmica Cil, zona sul de Teresina. Sem nem saber onde ficava exatamente o local do curso, Ana, dessa vez, cogitou não se matricular. “Soube que o bairro era muito distante, mas a vontade de aprender falou mais alto”, conta, lembrando que pegava dois ônibus para ir e dois para voltar. Até mesmo nesse momento aproveitava para adquirir conhecimento com a instrutora que também utilizava o transporte público.

 

“No início foi difícil, porque as pessoas ainda não conheciam muito bem o meu trabalho com doces e salgados. Comecei fazendo os bolos para a família nas festas de aniversários das crianças. Hoje é gratificante ver meu desenvolvimento, ver como eu melhorei minha produção ao longo desse tempo. E eu não penso em parar. Quero sempre me aperfeiçoar”, conta, empolgada.

 

Após os cursos pela Fundação Wall Ferraz os números de Ana cresceram. Sua renda aumentou cerca de 80% e ela aceita encomendas de até 2.500 salgados. Os bolos, em sua maioria com temática infantil, chegam a custar até R$ 600,00 dependendo das exigências dos clientes. “Eu não paro. Tudo o que o cliente me pede, eu faço. Faço almoços, lanches, jantar para aniversários de 50 anos, 80 anos, batizados, mas a minha especialidade e fonte principal de renda é mesmo os bolos”.

 

Aos 34 anos e casada há oito, Ana ressalta que sua maior motivação para ir atrás de seus sonhos e objetivos são os filhos. “Tudo o que eu faço é por eles. Sou extremamente preocupada com a educação das crianças. Graças aos meus almoços, lanches e bolos nós sempre pudemos cumprir nossas obrigações com a escola. ”

 

Mulher, mãe, esposa, trabalhadora autônoma, Ana tem muitos sonhos: quer casa própria, um espaço adequado para trabalhar e colocar em prática todo conhecimento adquirido. Ela batalha muito pra alcançar isso. Sua rotina é intensa. “Eu viro a noite trabalhando mas não recuso encomendas. Com três filhos, tudo se torna mais trabalhoso. Cuido de casa, ensino dever da escola, lido com birras dos filhos e ainda sou uma esposa dedicada”. Rotina de uma supermulher.

 

Como ela, muitas outras mulheres que participaram dos cursos de capacitação da Fundação Wall Ferraz contam histórias de superação. Somente no ano passado, o Projeto Profissionalizar Teresina qualificou mais de 1200 teresinenses, em sua maioria mulheres, nos cursos de Corte de Cabelo e Escova, Manicure, e Operador de Call Center e Microcomputador, entre outros. Durante o projeto de execução o projeto Profissionalizar Mulher, qualificou mais de 1500 mulheres na área da construção civil. “A política de qualificação da Fundação Wall Ferraz oportuniza que mães, mulheres, como a Ana explorem seus talentos e sua vocação a partir de capacitação que favoreça seu acesso ao mercado de trabalho”, pontua a presidente da Fundação Wall Ferraz, Samara Pereira.




Tags: qualificação, profissional, cursos, FWF, Prefeitura, Teresina


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

Últimas Notícias





PMT Multimídia

PMT no Twitter


Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLÍCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADÃO(86) 3131-4781
  • Mais Números Úteis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.