Seja Bem vindo - Teresina, 12 de Dezembro de 2017
Teresina
+24...+34° C
SEMEC - CONSCIENTIZAÇÃO

Projeto vai às escolas municipais prevenir sobre drogas e violência

Alunos são levados a refletirem, de forma lúdica, sobre o problema das drogas

21/11/2017 - 11h14 Imprimir Envie por e-mail

Projeto vai às escolas municipais prevenir sobre drogas e violência

Créditos: Ascom

O combate às drogas é o principal objetivo de um projeto que inicia nesta terça-feira (21) em seis escolas municipais da região do projeto Lagoas do Norte, em Teresina. O “Educando para prevenir” é uma articulação da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), da Guarda Municipal e da Secretaria Municipal de Educação (Semec). A Escola Municipal Mocambinho foi a primeira a receber a ação.


A partir de uma programação lúdica com teatro de bonecos e desenho, o grupo conecta os alunos ao Programa Vila Bairro Segurança, buscando a desconstrução da cultura de violência com ações preventivas. Inicialmente, participam alunos de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, mas a ideia é expandir com rodas de conversa para alunos até o 9º ano e envolver também os pais.


Segundo Débora Ferraz, assessora técnica de políticas integradas da Semcaspi, o primeiro passo é identificar no universo das escolas a percepção que as crianças têm das drogas. “Para sabermos quais intervenções utilizar em termos de prevenção, precisamos entender qual o contato que esses alunos têm com as drogas, o que sabem sobre elas e como conhecem, se na comunidade, na família ou na TV”, explica.


No primeiro momento, os alunos tiverem contato com a palavra drogas e expressaram em desenho o que sabem sobre o assunto. Com a identificação mais precisa do público-alvo, o grupo deve utilizar ações mais elaboradas para conscientizar os estudantes. Durante as visitas, o projeto traz uma trupe de bonecos para iniciar o diálogo sobre drogas, causas e consequências em uma linguagem leve.


“As escolas estão mobilizadas e centenas de alunos participarão das atividades”, afirma a assistente social da Semec Marlene Nascimento. “Nossas crianças estão inseridas em um contexto de vulnerabilidade social, com influencias negativas por todos os lados. Com o projeto visualizamos mais uma oportunidade de mudar seus caminhos e prevenir com alertas sobre a realidade desse mal. As ações seguem até o dia 05 de dezembro”, finaliza Marlene.




Tags: semcaspi, drogas, semec, alunos, projeto, violência, vila bairro segurança


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

Últimas Notícias





PMT Multimídia

PMT no Twitter


Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLÍCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADÃO(86) 3131-4781
  • Mais Números Úteis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.