Seja Bem vindo - Teresina, 22 de Maro de 2019
Teresina
+24...+34° C
FWF - MERCADO DE TRABALHO

Projeto qualifica beneficirios do Minha Casa, Minha Vida para trabalho e gerao de renda

Foram ofertadas 190 vagas em oito cursos profissionalizantes da Funda Wall Ferraz

19/12/2018 - 11h59 Imprimir Envie por e-mail

Projeto qualifica beneficirios do Minha Casa, Minha Vida para trabalho e gerao de renda

Crditos: Ascom

Durante todo o segundo semestre deste ano, os residentes do Portal da Alegria VI-B, beneficiários do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, foram contemplados com o Projeto de Capacitação para Produtividade e Renda, que visa fortalecer a política de qualificação profissional realizada pelo município de Teresina, constituindo uma ferramenta para que as famílias possam conseguir qualificação para o mercado de trabalho e geração de renda.


Foram distribuídas 190 vagas em oito cursos profissionalizantes contemplando as áreas de Artesanato, Gestão e Negócios, Informática, Estética e Beleza. Os cursos foram definidos a partir de mapeamento de vocações produtivas realizado por uma empresa especializada, estando em conformidade com as necessidades dos moradores e com as demandas do mercado local. São eles: Agente de Portaria, Assistente Administrativo, Corte de Cabelo e Escova, Depilação, Decoração com Balões, Bombeiro Hidráulico, Operador de Microcomputador e Técnicas de Vendas.


A presidente da Fundação Wall Ferraz, Samara Pereira, destacou o sucesso do Projeto. “A maioria das pessoas beneficiadas estavam fora do mercado de trabalho e sem perspectivas de atuação profissional, desenvolvimento de atividades de geração de renda e o grande diferencial do projeto foi levar para estas pessoas uma perspectiva real de mudança de vida através da profissionalização. O grande destaque foi a plena participação e aproveitamento dos alunos e alunas em cada atividade proposta. O desafio é continuar com essa motivação nas próximas etapas do projeto”, disse Samara Pereira.


Mesmo sendo desenvolvido em um ano de dificuldade em relação ao contexto de emprego e geração de renda, o projeto buscou levar capacitação que contribuísse com efetiva geração de renda para a comunidade e inserção no mercado de trabalho formal.


Um exemplo é Leidia Barroso, que já trabalhou em pizzarias e açaiterias, mas sempre foi apaixonada pela área da beleza. Manicure há 15 anos, recentemente concluiu o curso de depilação e já conseguiu uma oportunidade de trabalho.


“Eu fiquei sabendo do curso através de uma amiga e confesso que de início eu desacreditei da qualidade por ser gratuito. Mas foi só as aulas começarem pra eu perceber que estava muito errada. Eu só me surpreendia a cada módulo que avançava. Já trabalho como manicure há muitos anos e sempre tive interesse em aprender sobre depilação pois é uma área de expansão em Teresina. Logo que concluí o curso surgiu a oportunidade de trabalhar em um grande salão e não poderia deixar passar”, conta Leidia Barroso.


Um dos diferenciais do projeto foi a assistência prestada aos alunos que não tinham com quem deixar suas crianças. Elas eram cuidadas pelos recreadores infantis enquanto seus responsáveis realizavam tranquilamente as atividades de capacitação profissional, com melhor aproveitamento em sala de aula. Enquanto isso, as crianças usufruíam de momentos de lazer, aprendizado, criatividade, imaginação e sociabilidade realizando trabalhos de diversos temas, inclusive aqueles relacionados aos cursos que os pais estavam participando. Mais de 60 crianças entre cinco e doze anos foram acolhidas pelo projeto.


“Esse foi o primeiro de muitos projetos de capacitação que serão executados nos empreendimentos do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida daquela região e foi um sucesso. Justamente por oportunizar ao público participante capacitação profissional com possibilidades reais de incremento da renda familiar”, pontua a Assessora Técnica e responsável pela elaboração do projeto, Heline Santos.


Ao final dos cursos profissionalizantes, foi realizada a Primeira Feira de Produtos e Profissões, momento rico de socialização dos alunos e comunidade onde os egressos puderam mostrar suas novas profissões e novas formas geração de renda. No dia do evento foi possível conferir exposição e comercialização de produtos, divulgação dos serviços dos profissionais autônomos da região, atividades recreativas, atrações musicais. Também foram ofertados serviços de beleza gratuitos, oficinas de artesanato, distribuição de mudas e emissão de carteiras de trabalho. O Balcão do Trabalhador prestou serviços de orientação profissional e empresas da área de recrutamento estavam presentes no evento fazendo a seleção de candidatos.


“O projeto superou as expectativas com resultados de qualificação de moradores alcançado, trazendo novas perspectivas de atuação profissional”, afirmou o Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marco Antonio Ayres.


O Projeto Capacitação Profissional para Produtividade e Renda é fruto da parceria entre a Fundação Wall Ferraz (FWF), Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), Fundação Padre Antônio Dante Civiero (Funaci) e financiado pela Caixa Econômica Federal, através do “Programa Minha Casa Minha Vida”.




Tags: qualificao, minha casa minha vida, fwf, samara pereira, curso, emprego, renda


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

ltimas Notcias





PMT Multimídia

PMT no Twitter

Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADO(86) 3131-4781
  • Mais Nmeros teis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.