Seja Bem vindo - Teresina, 20 de Agosto de 2017
Teresina
+24...+34° C
  • Página Inicial /
  • Notícias /
  • Projeto Jardim da Poesia estimula gosto pela leitura nas crianças do CMEI Francisco de Assis
SEMEC - LEITURA

Projeto Jardim da Poesia estimula gosto pela leitura nas crianças do CMEI Francisco de Assis

Alunos escolheram o escritor piauiense Cineas Santos para uma homenagem

19/04/2017 - 12h06 Imprimir Envie por e-mail

Projeto Jardim da Poesia estimula gosto pela leitura nas crianças do CMEI Francisco de Assis

Conciliar a natureza com a literatura. Foi assim que o Centro Municipal de Educação Infantil Francisco de Assis trabalhou a leitura com 273 crianças de 2 a 5 anos.

 

Inspirado na beleza dos jardins, o CMEI Francisco de Assis, no Mocambinho, desenvolveu o projeto “Jardim de Poesia”, onde foi trabalhado durante dois meses o gênero textual poesia. A ação faz parte do projeto Universo Encantado da Leitura, que está em sua segunda edição e incentiva a aproximação das crianças com os livros.

 

“A escola propõe-se a trabalhar em 2017 com a segunda edição do Universo Encantado da Leitura, envolvendo as crianças no maravilhoso mundo da poesia com o subprojeto Jardim de Poesia. Este projeto pretende viabilizar ações que possibilitem as crianças conhecerem autores e estilos ativando a capacidade de ouvir e olhar, o que é essencial na linguagem poética”, explica Josélia Cristina Carvalho, diretora do CMEI.

 

Durante a execução do projeto, semanalmente, os alunos do Maternal I ao II Período levaram para casa uma história infantil diferente. O objetivo é cultivar o hábito da leitura e compartilhar a prática com a família, retornando no dia seguinte com produções que retratem a história contida no livro. Com a prática, alunos entre 3 e 5 anos já são capazes de identificar personagens, recontar a narrativa e até discutir sobre as obras estudadas.

 

O projeto, que terá continuidade durante todo ano, realizou nesse primeiro bimestre atividades onde cada turma escolheu um poeta para estudar vida e obra, transformando em produção artística o novo aprendizado.

 

Durante a culminância da primeira etapa os pais foram convidados a participarem da apresentação e exposição final dos trabalhos, que inclui peças teatrais, dança e exposição de desenhos.

 

A turma do II Período elegeu o poeta e escritor Cineas Santos como foco das pesquisas. Durante semanas eles estudaram as contribuições do piauiense para o cenário cultural. O poema "Trem da Vida" foi um dos textos trabalhando durante os estudos.

 

“É muito gratificante acompanhar esses projetos que têm como objetivo estimular a leitura. Uma criança, mesmo alfabetizada regulamente, se não aprender a ler não terá um bom desempenho na escola. Parabenizo a equipe da escola pela iniciativa. Hoje atendi o convite para conversar com a molecada sobre a importância da leitura na formação do indivíduo e acabei recebendo uma bela homenagem: os alunos fizeram a dramatização do meu poema "Trem da Vida", o que me deixou comovido. Prometi voltar brevemente para plantarmos um Ipê no pátio da escola”, disse Cineas Santos.

 




Tags: SEMEC, leitura, cineas, santos, homenagem


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

Últimas Notícias





PMT Multimídia

PMT no Twitter


Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLÍCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADÃO(86) 3131-4781
  • Mais Números Úteis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.