Seja Bem vindo - Teresina, 18 de Fevereiro de 2019
Teresina
+24...+34° C
SMPM - ZONA RURAL

Projeto Escola de Liderança para Meninas dá início ao primeiro módulo

O cronograma da Escola de Liderança para Meninas é composto por diversas temáticas

03/07/2017 - 09h45 Imprimir Envie por e-mail

Projeto Escola de Liderança para Meninas dá início ao primeiro módulo

Créditos: Ascom

Teve início no último sábado (1º), no auditório da SEMCASPI, o primeiro módulo do projeto Escola de Liderança para Meninas, envolvendo 30 meninas de comunidades da zona Rural de Teresina, com o objetivo de inseri-las em espaços sociais, fomentando a participação no âmbito do desenvolvimento das políticas públicas para mulheres. A ação é realizada pela organização não-governamental PLAN International, com apoio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM) e financiamento do Instituto C&A.

 

“Nosso principal objetivo é oferecer a essas meninas insumos para que elas consigam aprender o que significa ser menina e, principalmente, que elas reconheçam seu potencial, pois apenas por meio do reconhecimento do seu papel enquanto sujeitas das suas histórias e da história do mundo é que elas poderão tomar ciência das suas possibilidades de atuação”, explicou Geyse Costa, gerente da Unidade de Programas da PLAN em Teresina.

 

A secretária da Mulher, Macilane Gomes, participou do início do primeiro módulo, que aborda a temática Identidades e Desigualdades. “Vim aproveitar essa importante oportunidade para contribuir com esse processo de formação dessas meninas. Nós aproveitamos para mostrar a elas as iniciativas do município no âmbito das políticas públicas para mulheres, fazendo com que elas se sintam motivadas a buscarem, cada vez mais, estarem inseridas nesse meio social, na busca constante dos direitos da mulher e no rompimento de padrões”, pontuou a secretária.

 

A PLAN International já vem atuando na zona Rural da cidade e, por lá, divulgou o projeto Escola de Liderança para Meninas. Larissa Silva, 17 anos de idade, é moradora da comunidade rural Ave Verde e uma das participantes do projeto. “Estou achando ótima a oportunidade de participar dessa atividade. Minhas amigas já participavam e me convidaram. Acho muito importante ter esse espaço pra que a gente possa conhecer os nossos direitos e ter espaço para falar sobre nossos sonhos, nossos desejos”, disse.

 

O cronograma da Escola de Liderança para Meninas é composto por diversas temáticas, em que as meninas aprendem sobre direitos, sobre os espaços de controle social, sobre o que acontece em cada um desses espaços, permitindo que elas possam se reconhecer nesses espaços. O projeto também tem foco no processo de incidência dentro dos ambientes de garantidores de direito de cada localidade das meninas participantes da Escola. A ideia é fazer o movimento em duas vias, sensibilizando também os representantes políticos para a necessidade de engajarem as meninas nesses processos.

 

Durante oito meses serão trabalhados quatro módulos, “Identidades e Desigualdades”, “Direitos Humanos, Democracia e Participação”, “Empoderamento e Liderança” e “Liderança e Participação Feminina”, tratando sobre os movimentos históricos das mulheres e também da história de vida de outras meninas. Os encontros acontecerão em horários que não comprometem a frequência escolar das participantes, envolvendo dinâmicas, atividades em grupo, formações com profissionais de áreas técnicas e da gestão de políticas, entre outros. 




Tags: Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

Últimas Notícias





PMT Multimídia

PMT no Twitter

Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLÍCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADÃO(86) 3131-4781
  • Mais Números Úteis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.