Seja Bem vindo - Teresina, 16 de Novembro de 2018
Teresina
+24...+34° C
SEMEC - FORMAÇÃO

Professores participam de formação para atuarem com disciplinas diversificadas

A ideia é que todas as disciplinas, em todas as escolas, trabalhem as competências socioemocionais dos estudantes

09/02/2018 - 12h43 Imprimir Envie por e-mail

Professores participam de formação para atuarem com disciplinas diversificadas

Com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular, que direciona as escolas de todo o país para um novo formato de ensino, a Prefeitura de Teresina começou a implantar em 2018 novidades nos currículos das unidades da Rede Municipal. As primeiras a receberem uma matriz curricular cheia de novidades foram as escolas de tempo integral, que utilizaram a jornada ampliada para estimular as habilidades dos alunos.

 

A ideia é que todas as disciplinas, em todas as escolas, trabalhem as competências socioemocionais dos estudantes. A nova matriz curricular inclui aulas de disciplinas diversificadas, como desenho, dança, iniciação musical, leitura e produção textual, prática e experiência em matemática, projeto de vida e protagonismo juvenil, além de xadrez e teatro, que foram sucesso no ano passado.

 

Para dar início aos trabalhos os professores das disciplinas diversificadas estão participando de formações com especialistas de cada área que será desenvolvida nas escolas.

 

Segundo o coordenador da disciplina de dança, Roberto Freitas, é importante trabalhar com as disciplinas diversificadas, pois elas desenvolvem novas possibilidades de aprendizagem nos jovens.

 

“Estarei coordenando os professores que atuaram com as aulas de dança. É de grande importância que a dança, como as demais disciplinas, sejam aplicadas no meio educativo, no sentido de oportunizar que as pessoas entendam e reconheçam a relação do corpo com o movimento. A disciplina terá como objetivo principal no ensino básico a utilização desse caminho metodológico em processos de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento íntegro de crianças e jovens. Podemos dizer que esse desenvolvimento integral vai além do desenvolvimento cognitivo, trabalhando também o desenvolvimento socioemocional” explica Roberto.

 

A coordenadora das escolas de tempo integral da Secretaria Municipal de Educação (Semec), Eliane Santos, explica que as novas disciplinas compõem o núcleo diversificado e estarão totalmente integradas com as disciplinas regulares. “Serão sintonizadas para uma formação integral do aluno. O conteúdo de matemática, por exemplo, será consolidado durante as aulas de experiência matemática, onde a prioridade é o uso de material concreto. Já no projeto de vida e protagonismo juvenil será direcionado para as turmas de 6º ao 9º ano, onde abordaremos temas como bullying, consumo, trabalho e direitos humanos”, finalizou.

 




Tags: SEMEC, professores, formação, disciplinas, diversificadas


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

Últimas Notícias





PMT Multimídia

PMT no Twitter

Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLÍCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADÃO(86) 3131-4781
  • Mais Números Úteis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.