A PMT possui 77 escolas que atuam com o Atendimento Educacional Especializado
19/05/2017 - 14h43 Imprimir Envie por e-mail
Créditos: ascom/semec
Professores que atuam em salas de Atendimento Escolar Especializado (AEE) nas Escolas Municipais de Teresina participam durante o mês de maio de atendimento individualizado com os técnicos da divisão de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação (Semec).
Os encontros acontecem semanalmente no Centro de Formação Professor Odilon Nunes e têm como objetivo orientar os professores de AEE quanto ao atendimento na sala de recursos.
“Neste momento estamos vendo todos os planos de cada aluno apresentado pelos professores de AEE para serem feitas as orientações direcionadas a cada plano. Também é observado como está o andamento da inclusão nas escolas e reforçado sobre o trabalho pedagógico para a elaboração dos planos de ensino para o bimestre. Observamos, ainda, sobre a formação de turmas, o número de alunos atendidos nas salas, a frequência e apontamos estratégias para atrair os alunos para a sala de aula, explica Iraci Martins, técnica da Divisão de Educação Inclusiva.
Atualmente a Prefeitura Municipal de Teresina possui 77 escolas dotadas de salas multifuncionais que atuam com o Atendimento Educacional Especializado (AEE), um serviço da educação especial que organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade para os alunos.
Dados da Secretaria Municipal de Educação (Semec) revelam que as escolas lidam hoje com crianças e adolescentes dos mais variados diagnósticos. São, por exemplo, 185 alunos com autismo e 25 com Síndrome de Down, além de deficientes auditivos e visuais. Para dar suporte a 700 alunos com necessidades especiais, existem aproximadamente 400 auxiliares pedagógicos nas escolas municipais de zona urbana e rural.
Segundo Teresa Fortes, coordenadora da Divisão de Educação Inclusiva da Semec, aprender em sala de aula, fazer amigos, descobrir as letras e superar as dificuldades com o auxílio da escola é a rotina de quase 2 mil alunos da Rede Municipal de Ensino que se beneficiam das ações desenvolvidas pela Educação Inclusiva da Prefeitura de Teresina. “Este trabalho de intervenção que realizamos nas salas de recurso é importante para que na sala comum a aprendizagem concretize, e a inclusão seja feita de forma efetiva”, conclui a coordenadora.
Tags: semec, atendimento, individual, especializado, estudo, encontros
Compartilhe está postagem: