Seja Bem vindo - Teresina, 23 de Julho de 2018
Teresina
+24...+34° C
  • Página Inicial /
  • Notícias /
  • Professora da Rede Municipal é escolhida para elaborar planos de aula para todo o Brasil
SEMEC - EDUCAÇÃO

Professora da Rede Municipal é escolhida para elaborar planos de aula para todo o Brasil

Luciana Oliveira dá aula na Escola Municipal Manoel Paulo Nunes

12/07/2018 - 12h25 Imprimir Envie por e-mail

Uma professora da Rede Municipal de Teresina está entre os 100 docentes selecionados em todo o país para integrarem o time da Associação Nova Escola na elaboração de sugestões de planos de aula da disciplina de língua portuguesa. O projeto deve seguir a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para turmas de 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

 

Luciana Oliveira, graduada e mestre em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), dá aula na Escola Municipal Manoel Paulo Nunes e concorreu com outros cinco mil professores do Brasil. A docente, que tem experiência com revisão de textos, leciona há 24 anos e há dois compõe o quadro de educadores da Prefeitura de Teresina. Na prática, ela foi escolhida para orientar outros professores sobre como atuar em sala de aula com as mudanças sugeridas pelo novo documento.

 

“Eu vislumbrei a possibilidade de formação e aprofundamento sobre a BNCC”, comenta a docente sobre os motivos que a levaram a concorrer. Luciana acredita que o fato de Teresina estar em destaque nacional mostra que as escolas da Prefeitura possuem professores dedicados, que gostam de pesquisar e estudar. “Estou muito feliz. Fui selecionada entre cinco mil ótimos professores, no Piauí só dois foram selecionados. Isso mostra a capacidade dos professores da Rede Municipal. Será uma grande oportunidade de estudo, estarei junto com profissionais da educação de todo o Brasil participando do alinhamento do currículo”, diz.

 

Os inscritos passaram por três etapas de seleção: testes de múltipla escolha, testes com questões discursivas e elaboração de plano de aula. A partir de agora, os selecionados passam por formações presenciais e à distância. Ainda em julho, em um encontro presencial, os educadores devem elaborar os primeiros planos de aula alinhados à BNCC. “Eles poderão servir de inspiração para a mudança de postura e adaptação à proposta da base, que envolve bastante o uso da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem”, explica a educadora.

 

O projeto de disponibilização dos planos de aula é da Fundação Lemann, mantenedora da Associação Nova Escola, em parceira com o Google. O material trará estratégias claras de como ensinar os conteúdos previstos no currículo para estudantes em diferentes níveis de aprendizagem, dicas e orientações para os professores aplicarem as atividades em sala de aula, além de vídeos e sugestões de exercícios e avaliação.

 

Reformulação em Teresina

Em Teresina, o processo de reformulação das diretrizes curriculares à luz da BNCC envolve palestras, estudos, debates e uma vasta programação, bem a frente de muitos municípios brasileiros. Esta semana, professores de língua portuguesa ganharam um reforço nas discussões sobre as competências que deverão estar contidas no currículo para essa disciplina. A escritora Regina Braz conversou com professores e pedagogos sobre os itens essenciais para a área, chamando atenção para a formação integral do ano aluno.

 




Tags: SEMEC, professora, educação, língua, portuguesa


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

Últimas Notícias





PMT Multimídia

PMT no Twitter


Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLÍCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADÃO(86) 3131-4781
  • Mais Números Úteis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.