Seja Bem vindo - Teresina, 16 de Fevereiro de 2019
Teresina
+24...+34° C
SEMPLAN - OBRA

Prefeitura prepara licitação de projeto para reestruturação de diques na Zona Norte

Edital deve ser lançado este semestre

07/01/2019 - 16h54 Imprimir Envie por e-mail

O Programa Lagoas do Norte deve lançar neste semestre o edital de licitação para contratar a empresa que será responsável pela reestruturação dos diques dos rios Poti e Parnaíba, na zona Norte da cidade. A equipe do programa está finalizando o termo de referência que, após aprovação do Banco Mundial, servirá de base para as condições de contratação do serviço. A necessidade da obra foi apontada por relatórios técnicos que mostram que, em condições de períodos chuvosos mais intensos, os diques podem não suportar a demanda exigida e vir até mesmo a romper.

 

 

Ainda neste mês de janeiro os técnicos do Programa, acompanhados pelos consultores do Banco Mundial e também pelo Ministério Público Estadual e também Federal, devem concluir o termo de referência. Após a aprovação do termo é aguardado que seja lançado o edital de licitação, cuja empresa vencedora será responsável pelo projeto da obra, incluindo a parte social.

 

 

“O projeto vai definir não só a questão da reestruturação, como também do reassentamento das pessoas que vivem em torno dos diques, dependendo da solução que for dada para a reestruturação do dique”, explica o diretor geral do PLN, Márcio Sampaio.

 

 

Após a licitação e a contratação da empresa vencedora, a expectativa é que o projeto seja concluído até o início do próximo ano, dada a complexidade da obra e também para garantir o reassentamento seguro para os moradores, garantindo a sua qualidade de vida. Assim, as obras devem começar efetivamente apenas em 2020.

 

 

A necessidade da obra foi apontada após diversos relatórios de segurança onde especialistas afirmam que os diques não são completamente seguros. É esperado que períodos chuvosos com força além do comum, como o que causou uma cheia história na década de 80, se repitam dentro de um período de no máximo 100 anos, embora não seja possível precisar exatamente quando. Caso aquela intensidade se repita, a estrutura atual dos diques é incapaz de garantir a segurança dos habitantes. Por isso, a reestruturação é uma medida preventiva contra um possível cenário de chuvas extremas.

 

 

“Os relatórios feitos por especialistas, como hidrologistas e geotecnistas, apontam essa necessidade de reestruturação, que pode ser um alteamento, alargamento, ou de outras formas. Isso vai ser definido após a conclusão do projeto que será feito pela empresa licitada”, destacando que só após a conclusão do projeto será possível quantas e quais famílias precisarão ser reassentadas.

 

 

“O poder público precisa estar preparado para os mais possíveis cenários. Esta obra da reestruturação dos diques é a melhor forma de garantir a segurança das pessoas que vivem na região de atuação do Programa Lagoas do Norte, pois poderão suportar mesmo os níveis mais altos de cheia”, conclui o secretário municipal de Planejamento e Coordenação, José João Braga.




Tags: semplan, diques, zona norte, licitação, lagoas do norte, obras


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

Últimas Notícias





PMT Multimídia

PMT no Twitter

Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLÍCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADÃO(86) 3131-4781
  • Mais Números Úteis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.