Seja Bem vindo - Teresina, 16 de Dezembro de 2018
Teresina
+24...+34° C
SEMPLAN - DESENVOLVIMENTO

Prefeitura lança Plataforma Agenda Teresina 2030 nesta terça-feira

O evento terá a palestra do chefe da unidade de inovação da Organização dos Estados Americanos

25/09/2017 - 09h38 Imprimir Envie por e-mail

A Prefeitura de Teresina dá, na noite desta terça-feira (26), um passo importante na estratégia de abertura de dados para o desenvolvimento sustentável da cidade. A partir das 19h, no Teatro do Boi, o prefeito Firmino Filho lança a Plataforma Agenda Teresina 2030. O evento terá a palestra do chefe da unidade de inovação da Organização dos Estados Americanos (OEA), Silveiro Zebral.

 

Além de Zebral, estarão na capital piauiense o cofundador da rede social Colab, Gustavo Maia; e a presidente do Conselho Deliberativo da Open Knowledge Brasil, Bruna Santos. Os três irão abordar dados abertos, governança pública, inovação governamental e empreendedorismo.  

 

“A Teresina 2030 é a plataforma aberta da cidade, onde todos poderão monitorar o desenvolvimento da cidade, através de mapas interativos, dados abertos e programas de capacitação para gestores e sociedade civil em planejamento colaborativo. A plataforma traz mais transparência e contribui para melhoria da gestão pública”, afirma a coordenadora da Agenda 2030, Gabriela Uchoa.

 

Por meio da plataforma, é possível saber o que está acontecendo na cidade. As informações disponibilizadas na plataforma serão fornecidas de forma dinâmica e em diversos formatos. “Os dados dos bairros, por exemplos, estarão também em mapas, que permite a melhor visualização e compreensão. Os formatos também são os mais diversos, como Java, o que permite que cada usuário baixe esses dados no formato mais adequado para sua necessidade”, explica.

 

Durante o lançamento da plataforma, será conhecido o vencedor da Hackathon THE 2030, maratona digital realizada pela administração municipal. Quatro projetos concorrem ao prêmio: BliciTHE (voltado para bicicleta compartilhada), Terminal Inteligente (destinado ao transporte público), Prism (que visa a revitalização de praça e áreas verdes) e o THEC saúde (voltado para marcação de consultas).

 

Conheça os palestrantes:

Silvério Zebral

Silvério Zebral Filho é Chefe da Unidade para Inovação Governamental e Coordenador Acadêmico da Escola de Governo da Organização dos Estados Americanos (OEA) em Washington-DC, EUA.  Zebral liderou mais de 60 missões técnico-políticas de apoio à governos de mais de 20 países na América Latina e Caribe (especialmente em países como Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, El Salvador, Paraguai e Bolívia) e à diversos Estados brasileiros sobre a governança pública, alianças público-privadas, inovação governamental e fortalecimento do setor público

Gustavo Maia

Gustavo Maia é publicitário e cofundador do Colab, rede social para cidadania premiada como melhor aplicativo urbano do mundo, top 5 apps de governo e participação do mundo pela ONU, startup de maior impacto social e maior potencial global pelo BID. O Colab tem mais de 150.000 usuários no Brasil e 100 prefeituras como clientes. Representando o Colab, em 2014, foi eleito Cidadão Sustentável de São Paulo pela CBN, Catraca Livre e Rede Nossa São Paulo e é Empreendedor Cívico da RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade). É um entusiasta da gestão pública colaborativa e do engajamento cidadão para criar uma melhor vida para as pessoas.

Bruna Santos

Presidente do Conselho Deliberativo da Open Knowledge Brasil e gerente de conhecimento da Comunitas.  




Tags: semplan, Agenda Teresina 2030


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

Últimas Notícias





PMT Multimídia

PMT no Twitter

Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLÍCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADÃO(86) 3131-4781
  • Mais Números Úteis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.