Seja Bem vindo - Teresina, 22 de Dezembro de 2014
Teresina
+24...+34° C
STRANS - CONCURSO

Prefeitura fará concurso para 40 vagas na Strans

Serão criadas vagas para agentes de trânsito que terão a missão de organizar e fiscalizar o trânsito da capital

20/12/2013 - 08h45 Imprimir Envie por e-mail

Com o objetivo de melhorar a fiscalização e organização do trânsito da capital, o prefeito Firmino Filho encaminhou à Câmara Municipal um projeto de lei propondo a criação de 40 vagas para o cargo de agente de trânsito na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans). A mensagem foi aprovada pelos vereadores nesta quinta-feira para que o executivo municipal dê início ao processo de realização do concurso público.

Na mensagem, o prefeito argumenta que em Teresina houve um aumento significativo da frota de veículos nos últimos anos. Em 2004, por exemplo, apenas 168.395 veículos circulavam nas ruas de Teresina. Em 2011, a frota aumentou para 309.189 veículos. “Vale ressaltar que o Brasil deixa de aplicar quantias consideráveis nas áreas de prevenção de doenças, educação, saneamento, dentre outros, em virtude dos gastos realizados no socorro de vítimas de acidentes de trânsito que, em sua grande parte, são causados por imprudência, imperícia ou negligência dos usuários do sistema viário”, completou.

Firmino Filho destacou que o Código de Trânsito Brasileiro foi criado com o objetivo de favorecer o disciplinamento e a organização do trânsito, neste particular, pelas administrações municipais, tendo em vista que estas já detêm o gerenciamento dos setores afins: transporte, uso e ocupação do solo, planejamento e estruturação do sistema viário e outros. Nesse sentido, o agente de trânsito tem importante papel de fiscalizador das atitudes comportamentais dos condutores de veículos motorizados e não motorizados e dos pedestres, além de atuar em operações de controle e orientação de fluxo de tráfego (muitas vezes devido a intervenções na via) e apoio a atividades eventuais e programadas de educação de trânsito.

O chefe do executivo municipal argumentou ainda que Teresina foi incluída no Projeto Vida no Trânsito que tem o objetivo de reduzir os índices de acidentes de trânsito e que o papel do agente de trânsito é primordial nesse trabalho.  Quando da criação da Strans, apenas 80 cargos de agentes de trânsito foram criadas. Em 2007, foram ofertadas outras 20 vagas. Em 2010 um concurso criou outras 40 vagas, fazendo com que o contingente de agentes de trânsito alcançasse hoje, 140 pessoas.

O número ainda é considerado tímido diante do crescimento da cidade e da sua frota de veículos. “Nesta conjuntura, torna-se necessária a ampliação da quantidade atual de Agentes de Trânsito do Município, para que haja condições adequadas de se cobrir, com mais eficiência, diversas zonas da Cidade, em especial com ações coercitivas e preventivas junto a condutores em situação potencial de risco para o trânsito”, ressaltou Firmino, destacando que a realização de concurso público para o provimento das vagas já está previsto na Lei Orçamentária de 2014.



Tags: concurso Strans agente trânsito Prefeitura Teresina


Compartilhe está postagem:

Últimas Notícias



PMT Multimídia

PMT no Twitter


Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLÍCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADÃO(86) 3131-4781
  • Mais Números Úteis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.