Seja Bem vindo - Teresina, 26 de Maro de 2019
Teresina
+24...+34° C
SEMDUH - LIMPEZA URBANA

Prefeitura de Teresina investe mais de R$ 87 milhes em limpeza urbana

Ruas, avenidas e praas da cidade esto mais limpas

27/12/2018 - 11h01 Imprimir Envie por e-mail

A Prefeitura de Teresina investe diariamente em ações de limpeza pública da cidade. De janeiro a novembro de 2018, o poder municipal investiu mais de R$ 87 milhões em serviços de conservação urbana, coleta domiciliar e seletiva, manutenção dos Pontos de Recebimento de Resíduos (PRRs) e dos Postos de Entrega Voluntária (Pevs), além de atividades diárias voltadas para educação ambiental da população.

 

De acordo com o secretário executivo de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Vicente Moreira, o resultado desses serviços são ruas e avenidas mais limpas, praças mais conservadas. “São atividades constantes tanto na limpeza quanto na educação do teresinense. A Prefeitura faz a sua parte. Em toda a cidade, nos primeiros onze meses do ano, mais de 188 mil toneladas foram coletados em domicílio, 72 mil toneladas de lixo foram recolhidas por meio da remoção manual, no serviço de conservação urbana com varrição de parques, ruas, praças, capinação de vias e podas de árvores”, explica Vicente Moreira.

 

O gestor, no entanto, pontua que ainda é preciso que a população se conscientize da importância do correto acondicionamento e destinação dos resíduos produzidos. “Aproximadamente 96% da cidade é atendida pela coleta domiciliar, passando três vezes por semana na porta das residências, possuímos 35 PRRs para a disposição de restos de poda, móveis usados, restos de construção de até 1m³ por dia, e ainda assim recolhemos 103 mil toneladas de resíduos  em  áreas de disposição irregular. O teresinense precisa repensar seus hábitos, denunciar quando ver uma irregularidade, e atuar como parceiro de Teresina e do meio ambiente”.

 

Com o intuito de coibir os descartes de lixo em locais inapropriados e evitar o surgimento lixões irregulares, a Prefeitura ainda tem intensificado as ações do Programa Lixo Zero, com fiscais que percorrem todas as zonas da capital, nos turnos manhã e tarde, a fim de identificar os “sujões” da cidade, orientá-los sobre os locais apropriados para descarte, notificar e multar populares reincidentes em descarte irregular de resíduos. Até novembro deste ano, foram aplicadas 271 notificações, 661 autuações, três apreensões, 70 conduções ao PRR, 98 infrações de trânsito, além de inúmeras fiscalizações e orientações à população.

 

“O intuito das fiscalizações é que a população entenda que canteiros centrais, praças, parques e terrenos baldios não são locais de jogar lixo. Os problemas mais comuns são com o descarte de restos de poda e materiais de construção, que em pequena quantidade, podem ser facilmente descartados nos PRRs. Este ano, recolhemos aproximadamente 25 mil toneladas de resíduos dos PRRs, o que representa apenas ¼ do que a população descartou irregularmente. Continuares intensificando as ações de fiscalização e educação ambiental para que a população se conscientize dos seus direitos e deveres em relação à disposição de lixo”, completou Vicente Moreira.




Tags: SEMDUH, limpeza, urbana, praas, parques, coleta, lixo


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

ltimas Notcias





PMT Multimídia

PMT no Twitter

Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADO(86) 3131-4781
  • Mais Nmeros teis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.