Seja Bem vindo - Teresina, 25 de Julho de 2017
Teresina
+24...+34° C
SEMEC - HABILIDADES MANUAIS

Parceria promove qualificação de mães enquanto filhos se preparam para olimpíadas

Ambiente tem trazido resultados surpreendentes para as mães, tanto no aspecto financeiro como emocional

17/07/2017 - 09h26 Imprimir Envie por e-mail

Parceria promove qualificação de mães enquanto filhos se preparam para olimpíadas

Créditos: Ascom

As mães dos alunos matriculados no Programa Cidade Olímpica Educacional, executado aos sábados pela Prefeitura de Teresina, têm agora um motivo a mais para acompanhar seus filhos até o Centro de Formação Odilon Nunes, local onde acontecem as aulas. É que a Fundação Wall Ferraz, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec), está oferecendo atividades de formação profissional para elas enquanto os filhos são preparados para as competições olímpicas.


“Essa qualificação permite tanto a exploração das habilidades manuais já existentes em algumas mães, como a descoberta dessas habilidades em outras”, ressalta a superintendente executiva da Fundação Wall Ferraz, Samara Pereira.

 
O ambiente da sala de aula tem trazido resultados surpreendentes para as mães, tanto no aspecto financeiro como no lado emocional. Um exemplo é a dona de casa Susana Pedreira, do Povoado Alegria. “Recuperei minha alegria e vontade de viver, depois de uma depressão. Antes eu estava num profundo estado de tristeza, perdendo peso e hoje me sinto renovada, com esse curso,” diz sorridente.

 
Cada oficina tem duração de 60 horas/aula e as peças produzidas pelas mães são voltadas para a temática infantil, a exemplo de animais estilizados da fauna brasileira, o alfabeto e dados numéricos, tudo muito colorido. “Nossa ideia é que o resultado de toda a produção seja exposta numa grande feira a ser realizada durante as comemorações do aniversário de Teresina, no mês de agosto. Depois, todas as peças serão doadas para creches municipais”, adianta Samara Pereira. 

 
Quem também está empolgada com os cursos é a dona de casa Maria da Cruz Santos Gonçalves. Ela está se qualificando na oficina de artesanato em feltro. Ela achou a proposta da qualificação muito útil para todas. “Antes ficávamos ociosas, jogando conversa fora. Agora estamos fazendo algo produtivo e a minha intenção é transformar esse aprendizado numa fonte de renda para minha família”, conta animada.
 
 
Com mais de 20 anos trabalhando com artesanato, a instrutora da oficina de artesanato em feltro Valdirene Pinheiro, diz que o interesse das mães é muito grande pela atividade, principalmente pelo mal estar que sentiam com o tempo ocioso. “Agora, elas retornam para casa sem sentir nenhum sintoma de mal estar ou doença. É visível a satisfação e o interesse delas em aprender cada vez mais. Então eu vejo que muitas vezes às pessoas só precisam de oportunidade para melhorar suas vidas e é exatamente o que a prefeitura está fazendo hoje com essas mães”, opina.
 

A Coordenadora do Programa Cidade Olímpica, Valdete Maria da Silva, destaca a importância da parceria entre a Semec e a Fundação Wall Ferraz. “Já estamos colhendo os resultados desse trabalho, que é a satisfação das mães em estar realizando uma atividade no próprio ambiente de aprendizado de seus filhos, Depois, pela capacitação que estão recebendo e que pode se transformar numa fonte de renda extra para suas famílias e, finalmente, pela melhora considerável da auto-estima das participantes, uma vez que se sentem capazes e produtivas,” revela.
 




Tags: oficina, artesanato, cidade olímpica educacional, semec, fundação wall ferraz


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

Últimas Notícias





PMT Multimídia

PMT no Twitter


Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLÍCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADÃO(86) 3131-4781
  • Mais Números Úteis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.