Seja Bem vindo - Teresina, 16 de Agosto de 2018
Teresina
+24...+34° C
  • Página Inicial /
  • Notícias /
  • Parceria com Instituto Ayrton Senna ajuda no desenvolvimento de competências dos estudantes
SEMEC - EDUCAÇÃO

Parceria com Instituto Ayrton Senna ajuda no desenvolvimento de competências dos estudantes

Dados revelam atitudes positivas das escolas para alcançarem os bons resultados

10/08/2018 - 10h35 Imprimir Envie por e-mail

Parceria com Instituto Ayrton Senna ajuda no desenvolvimento de competências dos estudantes

Créditos: ASCOM SEMEC

Para que os alunos adquiram as habilidades necessárias em cada ano escolar, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) mantém uma série de estratégias de planejamento, ensino e monitoramento. Uma das frentes de trabalho que trazem bons resultados ao longo dos anos é a parceria com organizações sem fins lucrativos como o Instituto Ayrton Senna (IAS), que também acredita no potencial transformador de cada criança.

 

Esta semana, o comitê gestor formado por especialistas do IAS e técnicos da Semec, está reunido para o 2º encontro do ano, um momento de socialização dos resultados dos programas realizados em Teresina. O grupo avalia os números do primeiro semestre letivo dos programas de correção de fluxo Se Liga, Acelera e Fórmula da Vitória.

 

O Se Liga se destina a estudantes não alfabetizados e em estado de defasagem idade-série matriculados do 3º ao 5º ano do ensino fundamental. Por meio do apoio à formação integral dos educadores, promove a alfabetização plena desses alunos, permitindo que recuperem o atraso e sigam em frente. Já o Acelera Brasil, trabalha para acelerar o aprendizado dos alunos alfabetizados, mas com atraso. As crianças aprendem o suficiente para saltar até dois anos escolares, ao mesmo tempo em que resgatam sua autoestima e desenvolvem outros aspectos socioemocionais.

 

De acordo com a coordenadora desses programas no município, Clívia Chaves, uma das metas do Plano Nacional de Educação que está diretamente ligada à pareceria com o IAS fala em reduzir a distorção idade-série para 5%, fomentando a qualidade da educação básica, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem. “Há 17 anos, esse número era de 44,19%, hoje já estamos em 7,30% e trabalhando para reduzir ainda mais”, destaca.

 

Os dados do primeiro semestre apresentados por Clívia revelam atitudes positivas das escolas para alcançarem os bons resultados. Enquanto caem a quantidade de tarefas para casa não feitas e falta dos alunos, sobem o número de livros lidos e a quantidade de reuniões de planejamento. A consequência é a elevação dos níveis de escrita, leitura e oralidade dos estudantes inseridos nos programas de correção.

 

O Fórmula da Vitória é outra iniciativa pensada para fortalecer o aprendizado das crianças nas disciplinas que mais sentem dificuldades: língua portuguesa e matemática. A ideia é montar aulas mais dinâmicas e planejadas diretamente para a turma que está abaixo da média. Para que a ação seja eficaz, são analisados periodicamente detalhes como a realização da quantidade prevista de aulas e o nível de leitura dos alunos.

 

“Analisamos cada detalhe para acompanhar passo a passo a evolução desses alunos e garantir que as estratégias realmente gerem resultados. A avaliação nos agrada e motiva para prosseguirmos com o trabalho. Acreditamos em cada criança e vibramos com seu sucesso”, conclui a coordenadora do Fórmula da Vitória no município, Ilenyldes Aquino.

 




Tags: SEMEC, Prefeitura, Teresina, aprendizagem, se liga, instituto ayrton sena


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

Últimas Notícias





PMT Multimídia

PMT no Twitter


Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLÍCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADÃO(86) 3131-4781
  • Mais Números Úteis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.