Seja Bem vindo - Teresina, 23 de Junho de 2018
Teresina
+24...+34° C
FMS - VACINAÇÃO

Novo Sistema é exposto durante treinamento de técnicos das salas de vacina municipal

14/09/2016 - 12h00 Imprimir Envie por e-mail

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizou hoje (14), no auditório da instituição, um treinamento com os técnicos de enfermagem das salas de vacinas da Regional de Saúde Centro/Norte com o objetivo de atualizar os profissionais em relação à Campanha Nacional de Multivacinação, que inicia no próximo dia 19 e segue até o dia 30 em todo o país.

 

Na ocasião foi reforçada a informação sobre a implantação do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) Web nas salas de vacina das unidades de saúde municipais. “O Cartão de Vacina passará a ser digital e online, onde a pessoa chegar ela poderá ver quais foram as vacinas que já tomou e quais precisam ser tomadas ou atualizadas”, afirmou Thiago Pinto, analista de Sistema da Diretoria de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde e coordenador de implantação do novo sistema. Ele disse ainda que para ter acesso ao Cartão de Vacina Digital todas as pessoas precisam ter o Cartão do SUS, inclusive as crianças. O documento pode ser gerado em todas as unidades públicas de saúde.

 

A Campanha Nacional de Multivacinação objetiva atualizar as cadernetas de vacina. Este ano, além das crianças menores de cinco anos, também serão alvo da campanha as crianças de nove anos e adolescentes de 10 a menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias). “Esse grupo tem uma maior resistência a se vacinar e muitos pais acreditam que não há necessidade de imunizar os seus filhos nesta faixa etária. No entanto, com a evolução do Calendário Nacional de Vacinação nos últimos anos, muitas vacinas necessitam ter doses de reforço nesta faixa etária ou passaram a ser incluídas no Calendário, como é o caso da vacina HPV para as meninas”, explicou Kledson Batista, enfermeiro e gerente executivo de Saúde da Regional Centro-Norte.

 

 

Segundo o Ministério da Saúde é importante manter as doses de vacina administradas em intervalos oportunos e com número suficientes para que não ocorra prejuízo no objetivo do programa de vacinação. “Uma vez que a proteção coletiva passa a não ser alcançada e com isso as doenças que foram eliminadas ou erradicadas podem recrudescer ou mesmo haver deslocamento na ocorrência da doença, passando o seu acometimento do período da infância para o período da adolescência ou adulto jovem, como é o caso atualmente da caxumba, com notificações em várias Unidades Federadas da ocorrência de surtos da doença nessa faixa etária”, enfatiza Amariles Bora, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

 

No próximo dia 16 haverá essa mesma capacitação para os enfermeiros que atuam nas salas de vacinas das Unidades Básicas de Saúde. A capacitação acontece no auditório da Fundação Municipal de Saúde, nos turnos manhã e tarde.

 




Tags: FMS, caderneta, multivacinação, crianças, adolescentes, novo, sistema


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

Últimas Notícias





PMT Multimídia

PMT no Twitter


Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLÍCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADÃO(86) 3131-4781
  • Mais Números Úteis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.