Seja Bem vindo - Teresina, 22 de Setembro de 2018
Teresina
+24...+34° C
STRANS - TRANSPORTE PÙBLICO

Novo Inthegra garante acessibilidade para todos os passageiros 

Terminais de integração e estações de transbordo possuem equipamentos para que todos usem o sistema

14/03/2018 - 14h16 Imprimir Envie por e-mail

A preocupação com a acessibilidade para todos os passageiros que utilizam ônibus em Teresina está presente em todo o projeto do Inthegra, o novo sistema de transporte público que passa a funcionar no próximo sábado (17) na zona sul da cidade. Cadeirantes, cegos e deficientes visuais, muletantes, surdos, daltônicos e todos os tipos de pessoas com deficiência estarão amparados com equipamentos que possam garantir o direito de uso do sistema. 

 


Segundo Denilson Guerra, gerente de Planejamento da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), todo o Inthegra foi pensado e executado para dar acessibilidade. "Hoje já temos 60% da frota total da cidade com elevador instalado à direita dentro do veículo para permitir que os cadeirantes possam entrar e sair do veículo", afirma. 

 


Os oito terminais de integração e todas as estações de transbordo estão sendo construídos em nível compatível com a altura dos coletivos para que o embarque e desembarque dos passageiros, portadores de deficiência ou não, ocorra de forma tranquila. Além disso, nesses elementos construtivos, há piso tátil, importante para guiar os deficientes visuais, rampas de acesso com gradio de apoio.

 


Do lado de fora, existem semáforos equipados com botoeira eletrônica com sinal sonoro para quem necessita atravessar os corredores na altura das estações de passageiros. E para quem tem dautonismo o painel da acessibilidade em cada semáforo tem uma adaptação visual. 

 

 

De acordo com a arquiteta Livia Macedo, tantos as estações como os corredores têm os instrumentos de acessibilidade de acordo com a Lei da Acessibilidade. “Todos projetos foram idealizados respeitando a lei. As pessoas com deficiência terão o acesso fácil com todos os aparatos para que o acesso seja realizado da forma mais tranquila possível”, explica. 

 


A arquiteta afirma ainda que com relação à comunicação visual das estações já existe uma previsão para que toda as informações também sejam disponibilizadas em braile. “Estamos trabalhando para que todas a informações seja acessíveis para as pessoas o mais rápido possível”, finaliza.




Tags: strans, novo inthegra, pessoas com deficiência, acessibilidade, estações de transbordo, terminais


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

Últimas Notícias





PMT Multimídia

PMT no Twitter


Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLÍCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADÃO(86) 3131-4781
  • Mais Números Úteis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.