Seja Bem vindo - Teresina, 20 de Dezembro de 2014
Teresina
+24...+34° C
SEMEST - LAVANDERIAS COMUNITÁRIAS

Lavanderias comunitárias são fonte de renda para 158 famílias

Equipe da Semest realizou uma visita técnica a algumas lavanderias

19/06/2013 - 10h43 Imprimir Envie por e-mail

Lavanderias comunitárias

Lavanderias comunitárias

Créditos: Semcom

A Prefeitura de Teresina mantém, há 31 anos, o serviço de lavanderias comunitárias. Atualmente são nove lavanderias, espalhadas por todas as zonas da cidade. Atualmente, um total de 158 mulheres trabalham nas lavanderias, recebendo uma renda mensal de, aproximadamente, um salário mínimo.

Na manhã de ontem (18), uma equipe da Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest), órgão da Prefeitura responsável pelas lavanderias, realizou uma visita técnica a algumas lavanderias. A primeira visitada foi a do bairro Planalto Ininga, na zona Leste, inaugurada em agosto de 2001, onde trabalham cerca de 60 mulheres, entre lavadeiras e ajudantes.

As lavanderias funcionam de segunda a sábado, das 7h às 19h. A estrutura básica em todas elas é a área de lavagem, área de passagem e sala de gerência, mas em algumas (nas maiores) podem ser encontradas sala de almoxarifado, depósito e cantina. Cada lavadeira possui, em média, 10 clientes.

Cacilda Pereira, gerente da lavanderia do Planalto Ininga, trabalha há 12 anos como lavadeira. “Minha única fonte de renda é essa que tenho daqui, e com ela sustento minha casa e meus três filhos. Somos muito gratas por termos esse espaço para trabalhar, pois aqui temos toda a estrutura necessária para fazermos nosso trabalho. Nossos clientes são fiéis, muitos deles já nos acompanham há mais de 10 anos”, afirma.

 Segundo Osvaldo de Jesus, gerente tecnológico da Semest, a intenção da Prefeitura é melhorar cada vez mais a estrutura das lavanderias e também investir em cursos de qualificação profissional para as lavadeiras. “Estamos fechando parcerias para realizar cursos de qualificação e também de princípios da economia e relações humanas. Também temos a intenção de, futuramente, ir tentando aos poucos automatizar algumas lavanderias, para que elas possam receber a demanda de alguns órgãos da PMT, como hospitais, lavando os lençóis e fronhas”, pontua Osvaldo.

O gerente também afirma que todas as lavanderias são autossustentáveis e que as lavadeiras pagam apenas uma taxa solidária de 12% em cima do valor que recebem dos clientes. “Essa taxa retorna em forma de benefícios para a própria lavanderia, usada na manutenção do prédio. Elas também organizam festas e eventos em datas como Dia das Mães, Dia das Mulheres e Natal”, finaliza.




Tags: lavanderia comunitária renda olavo semest lavadeiras


Compartilhe está postagem:

Últimas Notícias



PMT Multimídia

PMT no Twitter


Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLÍCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADÃO(86) 3131-4781
  • Mais Números Úteis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.