Seja Bem vindo - Teresina, 25 de Maro de 2019
Teresina
+24...+34° C
FMCMC - APS OBRA

Inaugurao do Mercado Central conta com exposio de Nonato Oliveira

A exposio "Caj, Lamparina, Cabaa, Milho" ser aberta nesta quinta-feira (21), a partir das 11h

20/12/2017 - 09h52 Imprimir Envie por e-mail

Nesta quinta-feira (21) a população teresinense poderá conferir o "novo" Mercado São José, popularmente conhecido como Mercado Central ou Mercado Velho. Na entrega da primeira etapa da reestruturação, a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves estará presente com a exposição do artista plástico, Nonato Oliveira, a partir das 11h.

 

Intitulada de Cajú, Lamparina, Cabaça, Milho, a exposição celebra 50 anos de carreira do artista e mostra figuras humanas, rígidas e estáticas, desprovidas de força do movimento corporal, dando a ideia ao expectador de devolução do olhar.

 

De acordo com o presidente da FCMC, Luis Carlos Alves, a inauguração da galeria de exposições temporárias, será mais um momento de celebração a cultura. "A cultura será celebrada mais uma vez na inauguração, assim como haverá a valorização dos nossos artistas que poderão mostrar seus trabalhos", disse.

 

Com estilo único e visualmente reconhecido, Nonato, em sua obra, se desdobra em várias repetições, com algumas variações. Para o coordenador de artes visuais da FCMC, Guga Carvalho, a escolha por Nonato para a inauguração, vem das lembranças que as obras do artista remetem.

 

"O imaginário quase sempre remete ao mundo rural, motivo que nos fez lembrá-lo, devido ao Mercado ser um local com artefatos não industriais, medicina popular e outros rastros do passado rural que ainda permanecem vivos em meio a uma metrópole cada vez mais informatizada", afirmou Guga.

 

A cidade vai poder conferir não só a galeria com a exposição de Nonato, como também um memorial permanente de peças usadas na construção original do Mercado, a exibição de documentário histórico do local e a nova estrutura do prédio, que nessa primeira etapa compreende o setor de artesanato e corresponde à área do prédio histórico, construído ainda no período de fundação da cidade. Durante a abertura, a Orquestra Sanfônica de Teresina estará animando o local.

 

Visando recuperar a estrutura original das paredes do prédio, entradas e arcos, o projeto tem 36 boxes e sete oficinas na parte interna, além de 17 lojas na parte externa, sendo dez localizadas na Rua Areolino de Abreu e sete na Rua Riachuelo.

 




Tags: Mercado Central, inaugurao, exposio, Nonato Oliveira


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

ltimas Notcias





PMT Multimídia

PMT no Twitter

Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADO(86) 3131-4781
  • Mais Nmeros teis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.