Seja Bem vindo - Teresina, 16 de Janeiro de 2019
Teresina
+24...+34° C
HUT - ORGANIZAÇÃO

HUT implanta ferramenta 5S no Pronto Atendimento

Técnica japonesa visa manter o ambiente de trabalho organizado, limpo, saudável e seguro

11/12/2018 - 11h25 Imprimir Envie por e-mail

HUT implanta ferramenta 5S no Pronto Atendimento

Profissionais do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) iniciaram a implantação da primeira fase do Projeto “Lean nas Emergências”. Nesse primeiro momento está sendo aplicada a ferramenta 5S, que visa manter o ambiente de trabalho organizado, limpo, saudável e seguro. Segundo o coordenador dessa primeira etapa, o enfermeiro Romak Bezerra, a aplicação desse método é imprescindível para que as equipes tenham uma noção geral dos processos de trabalho e consigam tornar os setores mais aptos para uma assistência segura e de qualidade.

 

“Melhorar o ambiente de trabalho é o primeiro passo para garantir um fluxo adequado para os pacientes e também para os profissionais de saúde. Iniciamos a implantação dessa ferramenta no Pronto Atendimento, pois é a porta de entrada do Hospital. Estamos sensibilizando os profissionais sobre a importância do engajamento de todos para o sucesso do Projeto”, destacou Romak.

 

O termo “5S” provém de palavras que em japonês começam com S: SEIRI, SEITON, SEISO, SEIKETSU e SHITSUKE, ou seja, senso de utilização, senso de ordenação, senso de limpeza, senso de saúde e senso de autodisciplina, respectivamente. A prática do “5S” é um ótimo meio de se obter bons resultados de mudança comportamental, principalmente pela transformação que faz nos ambientes de trabalho e o comprometimento que gera nos profissionais envolvidos.

 

O diretor geral do HUT, Dr. Gilberto Albuquerque, disse que a aplicação dessa ferramenta promove mudanças positivas no dia a dia dos profissionais e que é uma forma da instituição demonstrar preocupação com seus colaboradores. “A primeira atitude é avaliar nos ambientes de trabalho quais os itens que são realmente necessários. A partir daí, seguindo critérios de utilidade e frequência de uso, esses itens são retirados do ambiente. É tudo uma questão de bom senso”, explicou o diretor.

 

O Lean nas Emergências faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) para o triênio de 2018 a 2020. Implementado por meio do Hospital Sírio-Libanês o projeto tem como foco a redução da superlotação de hospitais de urgência e emergência públicos e filantrópicos.

 




Tags: HUT, 5S, ferramenta, pronto, atendimento


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

Últimas Notícias





PMT Multimídia

PMT no Twitter

Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLÍCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADÃO(86) 3131-4781
  • Mais Números Úteis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.