Seja Bem vindo - Teresina, 23 de Maro de 2019
Teresina
+24...+34° C
SMPM - ENGAJAMENTO

Guarda Municipal garante participao e apoio campanha Lao Branco

Objetivo sensibilizar, envolver e mobilizar homens pelo fim da violncia contra mulher

25/08/2017 - 10h58 Imprimir Envie por e-mail

Guarda Municipal garante participao e apoio  campanha Lao Branco

Na tarde dessa quinta-feira (24), a Guarda Municipal de Teresina firmou termo para consolidar a participação e apoio à campanha “Laço Branco: Homens pelo Fim da Violência contra Mulher”, realizada pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SMPM). A solenidade foi realizada na sede da Guarda Municipal, localizada no bairro Memorare, zona Norte da capital.


O objetivo da campanha é sensibilizar, envolver e mobilizar homens no engajamento em ações pelo fim de todas as formas de violência contra a mulher. Visa também atuar em consonância com as ações de mulheres e de outros movimentos organizados em prol da equidade de gênero e justiça social, tendo como público os próprios guardas municipais.


Estiveram presentes no evento, a secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SMPM), Macilane Gomes; o secretário municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Samuel Silveira; além de representantes da Guarda Municipal. “A nossa Guarda trabalha a favor do combate a qualquer tipo de violência. Não tenho dúvidas de que o nosso apoio à Campanha Laço Branco será fundamental na formação de cidadãos conscientes do valor e do respeito à mulher”, declara o secretário Samuel Silveira.


No Brasil, a Campanha Laço Branco é coordenada pela Rede de Homens pela Equidade de Gênero (RHEG). O município de Teresina aderiu à campanha em dezembro de 2014 e realizou diversas atividades de sensibilização em parceria com diferentes órgãos, como Sema, TJ-PI, Agência dos Correios e Telégrafos de Teresina, Defensoria Pública do Piauí, Fundação Wall Ferraz, Comunidades Terapêuticas. Em 2015, 313 homens foram sensibilizados; em 2016, 2.424 homens; e neste ano, até junho, 558 homens participaram das atividades.


Campanha Laço Branco


A Campanha surgiu a partir de um triste episódio que aconteceu no dia 06 de dezembro de 1989, em Monteral, Canadá. Um jovem de 25 anos invadiu uma sala de aula e ordenou que os homens se retirassem, permanecendo apenas as mulheres. Ele começou a atirar enfurecidamente e assassinou, à queima-roupa, as 14 mulheres presentes e, em seguida, cometeu suicídio.


O assassino deixou uma carta, na qual afirmava que havia feito aquilo porque não suportava a ideia de ver mulheres estudando Engenharia, um curso tradicionalmente dirigido ao público masculino. O crime mobilizou a opinião pública de todo o país. Assim, um grupo de homens do Canadá decidiu se organizar para dizer que existem homens que cometem a violência contra a mulher, mas, existem também aqueles que repudiam essa atitude. Eles elegeram o Laço Branco como símbolo e adotaram como lema: “jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência”.




Tags: guarda municipal, lao branco, campanha, engajamento, samuel silveira, marcilane gomes


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

ltimas Notcias





PMT Multimídia

PMT no Twitter

Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADO(86) 3131-4781
  • Mais Nmeros teis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.