Seja Bem vindo - Teresina, 22 de Maro de 2019
Teresina
+24...+34° C
FMS - SADE

Funcionrios das UBS so capacitados em sistema de gerenciamento das farmcias

A capacitao comeou nesta quarta-feira (16) e segue at sexta-feira (18)

16/01/2019 - 12h36 Imprimir Envie por e-mail

Funcionrios das UBS so capacitados em sistema de gerenciamento das farmcias

Crditos: Ascom

Em mais uma etapa do processo de informatização das Unidades Básicas de Saúde (UBS), os funcionários que trabalham nas farmácias estão passando por mais um treinamento no sistema Hórus, que permite um maior controle nos estoques, maior confiabilidade nas informações transmitidas e transparência na comunicação com o Ministério da Saúde. A capacitação começou hoje (16) e segue até sexta-feira (18), no auditório da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

 

“Neste treinamento estamos abordando as dúvidas que surgiram neste último ano de uso do sistema, demonstrando novas funcionalidades e esclarecendo as dúvidas que surgirem”, explica Juliana Lima, gerente de Farmácia da FMS.

 

O Hórus é o sistema de gerenciamento e qualificação da assistência farmacêutica, disponibilizado pelo Ministério da Saúde. O sistema conecta diretamente as UBS com a Gerência de Farmácia, que em Teresina é responsável pelo abastecimento na Rede Básica de saúde com medicamentos, materiais médico-hospitalares e materiais odontológicos. “Com a informatização, as Unidades realizam a dispensação de medicamentos ao usuário via sistema, o que permite gerar um histórico de recebimento de medicamentos na rede para cada usuário, podendo auxiliar no acompanhamento do tratamento dos pacientes”, afirma Juliana Lima.

 

A gerente enumera os benefícios do sistema, que para a gestão representa um avanço no controle de estoque de medicamentos das UBS. “Pelo fato da dispensação ser realizada via Cartão SUS do paciente, é possível verificar se ele já recebeu o medicamento em outra Unidade anteriormente”, diz. “Para os profissionais, há um aumento de segurança na dispensação, tendo em vista que ao alimentar os dados posológicos no sistema de acordo com a prescrição, o sistema automaticamente informa a quantidade exata a ser fornecida para o tratamento do paciente”, completa a gerente.

 

A Gerência de Assistência Farmacêutica da FMS é o setor técnico responsável pelo Ciclo da Assistência Farmacêutica que engloba o planejamento, recebimento, armazenamento e distribuição de medicamentos, material médico-hospitalar e produtos médico-odontológicos para as Unidades Básicas de Saúde sob a responsabilidade da FMS.

 

A distribuição de medicamentos e materiais para atendimento das Unidades Básicas de Saúde é realizada por solicitações e rotas mensais. Cada ponto de atendimento solicita, em caráter mensal, a demanda de medicamentos e materiais necessários para suprir sua necessidade.

 

 




Tags: funcionrios, UBS, capacitados, gerenciamento, farmcias, Teresina, FMS, Prefeitura


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

ltimas Notcias





PMT Multimídia

PMT no Twitter

Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADO(86) 3131-4781
  • Mais Nmeros teis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.