Seja Bem vindo - Teresina, 22 de Setembro de 2017
Teresina
+24...+34° C
  • Página Inicial /
  • Notícias /
  • Firmino Filho participa da abertura do maior evento de criação de jogos da América Latina
SEMEST - EVENTO

Firmino Filho participa da abertura do maior evento de criação de jogos da América Latina

O XIV SBGames está sendo sediado na capital, reunindo cerca de 600 participantes de todo país.

11/11/2015 - 14h48 Imprimir Envie por e-mail

Firmino Filho participa da abertura do maior evento de criação de jogos da América Latina

Créditos: Renato Bezerra

Após muitas edições circularem por diversas cidades do Brasil, o SBGames (Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital), maior evento da América Latina direcionado para o desenvolvimento de jogos digitais, finalmente chega a capital piauiense. A abertura aconteceu na manhã de hoje (11) e contou a apresentação da Orquestra Sinfônica de Teresina, que encantou o público com trilhas de filmes e séries, além de dedicar espaço para músicas regionais. O prefeito Firmino Filho participou da solenidade de abertura do simpósio, que se estenderá até sexta-feira (13), no Blue Tree Towers Rio Poty Hotel.

Com aproximadamente 600 participantes, o SBGames, consagrado entre os desenvolvedores de games do Brasil, conta com uma vasta programação, contemplando desde pesquisas acadêmicas até empreendedorismo em jogos. Serão três dias dedicados a interação e troca de experiências, com a estimativa de atrair cerca de 3 mil pessoas.

Além disso, o público que passar pelo evento também poderá interagir com os participantes, já que existem atividades gratuitas, a exemplo da Mostra de Artes e Festival Independente de Jogos, que reúne cerca de 30 games produzidos por estúdios independentes do Brasil, sendo eles finalistas de um concurso que envolveu mais de 180 inscritos. A ideia é que público possa jogar e votar em seus games favoritos, que estão concorrendo em oito categorias.

Para o prefeito Firmino Filho, que ainda em 2013 manifestou interesse da administração municipal em trazer o evento para Teresina, e está investindo no patrocínio da edição, a vinda do SBGames para a capital demonstra o grande potencial que a nossa cidade tem na área da Tecnologia, Cultura, Educação e afins. “Temos um grande potencial para seguir em frente. O futuro de Teresina é necessariamente voltado para o setor intensivo do conhecimento. Nós temos muitos potenciais e a economia do conhecimento traz muitos atalhos. Em Teresina já existem muitas startups, empresas e professores até com formação internacional na área da tecnologia. Então o ideal é fortalecer esse potencial. Esse é um encontro de pessoas, de ideias, de troca e, sem dúvida, vai marcar a história de TI em Teresina”, apontou o chefe do Executivo Municipal.

De acordo com organizador geral do SBGames, Erick Passos, foi um grande desafio trazer para a capital um evento desse porte, que reúne pessoas de múltiplas áreas do conhecimento, como Tecnologia da Informação e Comunicação, Arte, Cultura, Educação e Indústria.

“O que contribuiu para trazer o SBGames para que cá é o fato de que Teresina cresceu nessa área de produção de jogos. Hoje temos diversos estúdios na capital que desenvolvem jogos. Além disso, a área da pesquisa também cresceu”,  explicou Erick, que é PhD em Ciências da Computação.

O secretário municipal de Economia Solidária (Semest), Olavo Braz, aponta que eventos como SBGames vêm para fomentar uma área que faz parte do nosso dia a dia. “A Prefeitura de Teresina, desde a disputa pela sede do evento, ainda em 2013, vem demonstrando seu interesse em realizar o SBGames na capital. Isso porque temos a compreensão de que ele deve trazer contribuições importantes para essa área de Tecnologia da Informação e Comunicação, que faz parte do nosso cotidiano. Existem diversas faculdades específicas que trabalham nessa área, temos muitos profissionais gabaritados que trabalham com isso. Nesse sentido, é nosso papel apoiar ações e projetos nesse setor”, destacou.

Além da Prefeitura de Teresina, o SBGames conta ainda com o patrocínio da Unity, Unreal Engine, Google, Sebrae, Centro Universitário Uninovafapi e Fapepi. O apoio e a promoção é do Instituto Delta, Sociedade Brasileira de Computação e Abragames, respectivamente. Já a realização é da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e do Instituto Federal do Piauí (IFPI). 

Participação de palestrantes internacionais

O evento também conta com  palestras, tutoriais, talks e apresentação de artigos científicos. Um dos nomes que figuram no quadro de palestrantes é Juan Pablo Lastra, diretor técnico da Behaviour Santiago, estúdio chileno da Behaviour Interactive que desenvolveu o Fallout Shelter, jogo da franquia Fallout para dispositivos móveis. Ele realizou a primeira palestra internacional do evento, na manhã de hoje.

Na programação deste primeiro dia de simpósio também haverá palestra de Chris Mark Bateman, que veio de Londres para o evento. Ele é designer de jogos e filósofo e já trabalhou em mais de 40 jogos publicados, sendo conhecido na comunidade internacional de jogos especialmente pelo game Discworld. 

Projetos Lagoas Digitais e Coworking TI Solidário têm espaço no evento

Quem for passar pelo evento também poderá conferir o que vem sendo desenvolvido em nossa cidade na área da Tecnologia da Informação e Comunicação, através dos projetos Lagoas Digitais e Coworking TI Solidário, ambos apoiados pela Prefeitura de Teresina.

São dois stands destinados a mostrar startups e aplicativos criados por jovens teresinenses, que vêm sendo responsáveis por impulsionar e dar destaque à capital nessa área com suas ideias criativas.

Para ter acesso a programação e informações adicionais sobre o SBGames, acesse: http://www.sbgames.org/sbgames2015/#/



Tags: Semest, Firmino Filho, abertura, SBGames, Tecnologia, Evento, Games.


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

Últimas Notícias





PMT Multimídia

PMT no Twitter


Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLÍCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADÃO(86) 3131-4781
  • Mais Números Úteis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.