Seja Bem vindo - Teresina, 18 de Fevereiro de 2019
Teresina
+24...+34° C
FMS - SAÚDE

FMS faz reforma no CAPS III e serviços são transferidos para CAPS II Sul

Caso haja necessidade de paciente com acolhimento noturno, será encaminhado para o ETAC.

27/09/2016 - 12h07 Imprimir Envie por e-mail

O Centro de Atenção Psicossocial III (CAPS III) foi interditado pela Fundação Municipal de Saúde e o prédio irá passar por reformas estruturais. Por conta disso, os serviços do local serão transferidos para outros centros. A parte ambulatorial do CAPS III será realizada no CAPS II Sul, localizado na Avenida Barão de Gurguéia 2913, bairro Pio XII.
 
“Precisamos fazer essa readequação do prédio do CAPS III, que é alugado e apresentou problemas na estrutura física e, para garantir a segurança dos pacientes e dos profissionais, estamos fazendo essa transferência dos serviços. Interditamos o prédio nessa segunda-feira, 26 de setembro”, explica Marina Leite, gerente de Atenção Psicossocial da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

A gerente explica ainda que a parte ambulatorial será transferida para o CAPS II Sul e, caso haja necessidade de paciente com acolhimento noturno, será encaminhado para o ETAC. “Conseguimos uma pactuação com o Areolino de Abreu, e esses pacientes deverão ser encaminhados para a Enfermaria de Assistência à Crise (ETAC), que é um espaço voltado para o tratamento mais humanizado a exemplo do que ocorre no CAPS. Lembramos também que toda a equipe multiprofissional foi reforçada para que essa transição aconteça da melhor forma possível enquanto durar a reforma do prédio do CAPS III, que deverá ser breve”, completou.
 
Atualmente a FMS está construindo um novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do tipo III, na região do Lagoas do Norte. Estão garantidos também recursos para a construção de quatro novos CAPS, que virão a substituir as sedes dos atuais, que funcionam em casas alugadas.
 
A Prefeitura de Teresina está investindo na estrutura de saúde mental para o município. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) estão ganhando novas estruturas para garantir aos usuários um tratamento com qualidade.
 
A FMS já garantiu recursos para a construção de quatro novos CAPS, que virão a substituir os atuais, que funcionam em casas alugadas. “E o projeto arquitetônico desses CAPS já está feito, faltam apenas alguns projetos complementares e abriremos a licitação para início das obras ainda este ano”, diz o presidente da FMS, Francisco Pádua.
 
O CAPS é um Centro de Atenção Psicossocial de referência e tratamento para pessoas com sofrimento psíquico. É um recurso em saúde mental, constituindo-se em um serviço substitutivo ao modelo asilar, de assistência extra-hospitalar que diminui a procura e evita reinternações psiquiátricas, buscando a ressocialização do indivíduo.
 
O horário de funcionamento do CAPS é de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. No CAPS, o usuário encontra psiquiatra, psicólogo, enfermeira, terapeuta ocupacional, assistente social e uma equipe de apoio, que oferece atendimentos individuais, em grupo, atividades comunitárias, oficinas terapêuticas e atendimento para a família.



Tags: caps, saúde, reforma, melhoria


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

Últimas Notícias





PMT Multimídia

PMT no Twitter

Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLÍCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADÃO(86) 3131-4781
  • Mais Números Úteis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.