Seja Bem vindo - Teresina, 15 de Agosto de 2018
Teresina
+24...+34° C
FMS - GRIPE

FMS confirma primeiro caso de H1N1 de 2018

A vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (23)

20/04/2018 - 14h54 Imprimir Envie por e-mail

A Fundação Municipal de Saúde informa que Teresina apresentou um caso de resultado positivo para influenza - também conhecida como gripe - causada pelo vírus H1N1. Trata-se de uma adolescente de 13 anos de idade, asmática, residente na zona Norte da capital.

 

A paciente deu entrada no hospital do Buenos Aires na madrugada de sábado (14) com sintomas de dificuldade respiratória que a família acreditava ser sintomas da asma. Foi feito o protocolo padrão para este tipo de problema, porém como a resposta não foi adequada, ela foi transferida para a UTI do HUT. Na manhã de hoje (20), ela se encontra em estado estável, com sinais consistentes de melhora.

 

O caso foi descoberto no plantão que a Vigilância Epidemiológica da FMS realiza todos os fins de semana nos hospitais públicos e privados da capital, em uma busca ativa de casos de doenças/agravos de notificação compulsória e de importância em saúde pública. Segundo Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS, as equipes estão preparadas para realizar a conduta correta do atendimento em casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) - que pode ser uma complicação da influenza - e incentivando o tratamento com a medicação sintomática e o antiviral fornecido pelo SUS.

 

Teresina notificou este ano 39 casos de SRAG. Destes, 15 deram negativo para influenza e 19 confirmados para outros vírus. Um foi confirmado para H1N1 e quatro estão aguardando resultado de exames laboratoriais. “Lembramos que estes casos ocorrem entre indivíduos pertencentes aos grupos de risco, por isso, pedimos a todos que não deixem de se vacinar”, alerta Amariles Borba.

 

A vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (23) e segue até o dia 1º de junho. Fazem parte dos grupos prioritários os indivíduos com 60 anos ou mais de idade, as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade, as gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.


 




Tags: primeiro caso, h1n1, gripe, fms


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

Últimas Notícias





PMT Multimídia

PMT no Twitter


Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLÍCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADÃO(86) 3131-4781
  • Mais Números Úteis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.