Seja Bem vindo - Teresina, 25 de Maio de 2018
Teresina
+24...+34° C
FWF - EDUCAÇÃO

Estudantes do Unitodos tem boa pontuação na redação do Enem

O Unitodos é um cursinho popular oferecido pela Prefeitura de Teresina através da Fundação Wall Ferraz

19/01/2018 - 17h19 Imprimir Envie por e-mail

Estudantes do Unitodos tem boa pontuação na redação do Enem

Este ano o Unitodos, cursinho popular oferecido pela Prefeitura de Teresina, conseguiu bons resultados no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio. Alguns alunos obtiveram mais de 900 pontos na prova de redação.

 

 

“Essas notas mostram que o Unitodos  faz diferença na preparação e aumento de competitividade desses alunos”, ressalta  Samara Pereira, presidente da Fundação Wall Ferraz.  "O acesso à educação e, principalmente, o ingresso em um curso público é um desafio para muitos estudantes das camadas populares. Nesse sentindo, os cursinhos públicos se apresentam como ferramentas importantes de incentivo à educação”.

 

 

Quem pontuou bem na redação foi Jailson Silva, 27 anos, que obteve 960 ponto. Técnico em enfermagem, sempre estudou em escola pública e concluiu o ensino médio há 10 anos.   “Não tive dificuldades na redação devido à minha vivência. No ônibus sempre via duas estudantes surdas que conversavam entre si e ficava imaginando como era a vida delas. Na redação eu fiz sugestões  para a inclusão plena dessas pessoas”, relata.

 

 

Com 17 anos, a estudante Vitória Lima  fez 940 pontos na redação. Como boa leitora, ela também não teve dificuldades para escrever a redação. “Na reta final, foquei nos assuntos possíveis e busquei inspiração na Constituição Federal, citei a obra Luta de Classes, de Karl Marx”, fala.  Para se dedicar aos estudos por meio do Unitodos, ela deixou de trabalhar em uma lanchonete.

 

 

Outra estudante que comemora os pontos é Aline Xavier, 17 anos, que obteve 920 pontos na redação e já sonha com uma vaga em universidade pública. “Não senti dificuldades para escrever a redação porque pensei no que o governo tem que fazer para inserir as pessoas surdas na sociedade. Fiz citação da obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, para fazer uma contextualização”, diz. Ela tem a mãe como exemplo que está cursando História em uma universidade pública.

 

Unitodos  também orienta alunos na escolha dos cursos

 

Na sistemática utilizada pelo Unitodos, o foco maior é a redação, mas os estudantes também são orientados sobre o funcionamento do Enem, recebendo não só conhecimento, mas também instruções de qual desse ser o objetivo do curso que eles querem e qual a melhor forma de utilizar a nota obtida.  “Como são alunos de camadas populares, a gente sabe das dificuldades que eles têm para obter informações. Então, não é somente a formação. A FWF  procura oferecer ainda a informação sobre a lógica de funcionamento do Enem”, explica Samara Pereira, presidente da Fundação Wall Ferraz.

 

 

 De acordo com Cássia Cristina Mendes, coordenadora geral do Unitodos, as aula aconteceram em 15 polos e foram ofertadas 1.200 vagas.  “É um curso onde participam vários membros de uma mesma família. É comum ver pais e filhos em uma mesma sala de aula”, conta.

 

 

O Programa Universidade ao Alcance de Todos (Unitodos) é um cursinho gratuito para o Enem. Ele é desenvolvido pela Prefeitura de Teresina, através da Fundação Wall Ferraz, e já está há mais de 10 anos em funcionamento.  O estudante interessado em participar do programa deve ser egresso de escola pública, deve estar cursando o último ano do ensino médio ou já ter concluído.




Tags: fwf, unitodos, enem, alunoos, cursos, gratuito


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

Últimas Notícias





PMT Multimídia

PMT no Twitter


Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLÍCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADÃO(86) 3131-4781
  • Mais Números Úteis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.