Seja Bem vindo - Teresina, 22 de Setembro de 2018
Teresina
+24...+34° C
SDU SUDESTE - MENINAS OCUPAM

Estudante da zona rural assume a SDU Sudeste por um dia

Moradora da zona Rural da cidade, Ana Luísa estuda o primeiro ano do Ensino Médio

16/10/2017 - 16h01 Imprimir Envie por e-mail

Estudante da zona rural assume a SDU Sudeste por um dia

Créditos: Ascom/Sdu Sudeste

A estudante e moradora da zona rural Leste, Ana Luísa, teve uma manhã diferente hoje. A jovem vivenciou o dia a dia de um gestor municipal ao acompanhar nesta manhã as atividades da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sudeste (SDU-Sudeste). A iniciativa faz parte da campanha #MeninasOcupam, idealizada pela Organização Não Governamental PLAN International, em parceria com a Secretara Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM), marcando as comemorações em alusão ao “Dia da Menina” ocorrido em 11 de Outubro.

 

O objetivo da campanha é habilitar e empoderar as meninas de todas as idades para que adquiram competências, habilidades e conhecimentos necessários para terem êxito na profissão que será escolhida por elas. Para o superintendente da SDU Sudeste, Evandro Hidd, a experiência é louvável. “É uma bela iniciativa que incentiva essas meninas a serem livres, confiarem no seu potencial garantindo assim seus direitos”, destacou Hidd.

 

Ana Luísa foi recebida na sede da SDU Sudeste pelo superintendente do órgão, que apresentou à “nova” gestora toda a estrutura, organograma e função de cada gerência. Após conhecer o funcionamento da SDU, eles foram vistoriar algumas obras. Dentre elas, o complexo Cultural do bairro Francisco Marreiros. Luísa pôde observar de perto um pouco da execução da obra e conversar com a comunidade.

 

Estudante e moradora da zona rural Leste, Ana Luísa falou como é participar dessa campanha e de estar como gestora por um dia. “É tudo muito intenso, mas gostei bastante. E com certeza levarei essa experiência de hoje para o resto da minha vida”, relatou com muita emoção dos seus 19 anos a experiência de ser superintendente.

 

A campanha é realizada pela organização não governamental PLAN International, em parceria com a Secretara Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM). A ideia central é tornar uma menina gestora por um dia, ocupando cargos de destaque, como o de governador do Estado, o de prefeito, secretário, entre outros. “Nós apoiamos firmemente essa campanha, no sentido de fortalecer as políticas de inserção da mulher nesses espaços, culturalmente, relacionados à figura masculina”, pontuou Marcilane Gomes, secretária da Mulher.

 

Moradora da zona Rural da cidade, Ana Luísa estuda o primeiro ano do Ensino Médio e faz parte do projeto Escola de Liderança para Meninas, desenvolvido pela PLAN na zona rural, envolvendo dezenas de meninas, sendo que a maior parte delas se encontra em situação de vulnerabilidade social. Outras meninas também foram selecionadas (mediante interesse e engajamento com os projetos), que deverão ocupar outros cargos.

 

O Dia Internacional da Menina

 

11 de outubro foi a data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2012 para celebrar o Dia Internacional da Menina como marco dos progressos realizados na promoção dos direitos das meninas e mulheres adolescentes, reconhecendo, também, a necessidade de se ampliar as estratégias para eliminar as desigualdades de gênero em todo o mundo. Em Teresina, a data também foi instituída em decreto.

 

 




Tags: menina, zona rural, gestora, sdu sudeste, meninas ocupam


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

Últimas Notícias





PMT Multimídia

PMT no Twitter


Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLÍCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADÃO(86) 3131-4781
  • Mais Números Úteis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.