Seja Bem vindo - Teresina, 25 de Maro de 2019
Teresina
+24...+34° C
SEMEC - DIA DO FOLCLORE

Escolas da Prefeitura realizam atividades em comemorao ao Dia do Folclore

Crianas encenaram lendas, montaram exposies e aprenderam mais sobre cultura

03/09/2018 - 14h35 Imprimir Envie por e-mail

Escolas da Prefeitura realizam atividades em comemorao ao Dia do Folclore

Crditos: Ascom/Semec

Em comemoração ao Dia do Folclore, As Unidades de Ensino Municipal organizaram uma série de atividades. Foram feitas apresentações sob a orientação de professores, pedagogos e gestores das escolas. Foi um mês de diversas ações e estudos relacionados ao folclore brasileiro.

 

 

Segundo a professora Maria Lustosa Sampaio, gestora do Centro Municipal de Educação Infantil Imaculada Conceição, o projeto sobre o estudo do folclore visa fazer com que o aluno faça um resgate sobre as lendas. “O Brasil possui uma riqueza cultural bastante valiosa. É bastante importante que as crianças conheçam as principais lendas”, explica.

 

 

Nesta última sexta-feira (31), os estudantes realizaram a exposição das lendas, mitos, provérbios, danças e costumes que são passados de geração em geração. Dentre a atividades estavam varal das lendas folclóricas, dramatizações, colagens, resumos e exposição de fotos.

 

 

A professora Carmem Celia Oliveira Mesquita, pedagoga do Centro Municipal de Educação Infantil Tia Mônica conta que as crianças participaram das ações com muita empolgação. “Foi realizada amostra de artesanato, comidas típicas, apresentação de danças e das lendas do Piauí”. disse.

 

 

Nos CMEI's Nossa Senhora Maria Auxiliadora, Vila Mariana Fortes, Thereza Christina e na Escola Municipal Rosângela Reis os estudantes encenaram lendas como Cabeça de Cuia, Bumba-meu-Boi e Iara.

 

 

O CMEI Padre Eduardo também teve uma programação voltada para o tema. “Durante toda semana contamos para as crianças sobre as lendas como a do Saci.  Através desse trabalho foi possível conhecer as diversas manifestações culturais”, explicou Geisa Nunes, diretora da escola.

 

 

Os alunos do CMEI Emerson de Jesus Silva trabalharam com argila e os alunos produziram esculturas do Cabeça de Cuia. A professora Socorro Oliveira, gestora do CMEI, conta que após as produções foi realizada a exposição de lendas e brincadeiras folclóricas. “As crianças realizaram um bonito trabalho usando a argila com as próprias mãos. Um dos objetivos do projeto é fazer com que as crianças desenvolvam coordenação motora e ampliem sua imaginação no contexto folclórico se nossa cidade”, concluiu.




Tags: semec, dia do folclore, atividades, cmei, alunos, crianas, lendas


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

ltimas Notcias





PMT Multimídia

PMT no Twitter

Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADO(86) 3131-4781
  • Mais Nmeros teis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.