Seja Bem vindo - Teresina, 16 de Agosto de 2018
Teresina
+24...+34° C
SEMEC - EDUCAÇÃO

Escola Municipal Valter Alencar trabalha gêneros textuais de forma criativa

Com cartazes alunos revisam conteúdos

10/08/2018 - 10h58 Imprimir Envie por e-mail

Escola Municipal Valter Alencar trabalha gêneros textuais de forma criativa

Créditos: ASCOM SEMEC

Leitura é uma atividade diária na Escola Municipal Professor Valter Alencar, zona Leste de Teresina. Para incentivar cada vez mais essa prática, o professor da disciplina de Língua Portuguesa, Jorge Diego, passou a realizar ações que despertem nos estudantes o gosto pela disciplina.

 

No estudo sobre os diversos tipos de gêneros textuais o professor preparou uma atividade divertida e criativa com os estudantes do 6º ano do ensino fundamental. “Resolvi confeccionar cartazes com os alunos. A atividade é como se fosse quebra-cabeças. Os jovens leem os textos e dizem a qual gênero pertence, associando as características presentes nas fichas. A ideia é montar os cartazes com os gêneros e suas características”, explica o professor.

 

Jorge comenta que esta foi uma forma de poder revisar os gêneros estudados no primeiro semestre. “Após o período de férias os estudantes costumam esquecer alguns detalhes estudados no semestre anterior. Para que a aula não seja repetitiva, tirando o interesse desses alunos revisarem, articulei esta atividade. Assim eles revisam conteúdos já estudados, reforçam o aprendizado e se divertem”, pontua.

 

Segundo Valdete Silva, coordenadora pedagogica da escola, essa é uma forma lúdica de reforçar os gêneros já estudados. “A Escola Municipal Valter Alencar tem apresentado um crescimento muito bom nas proficiências da Prova Brasil e está entre as seis escolas do município de Teresina com maior proficiência em Matemática. Nosso desafio agora é impulsionar ainda mais o ensino de Língua Portuguesa, os professores estão empenhados em oferecer atividades que estimulem a capacidade leitora dos alunos, dentre elas, a feira de livros que acontecerá no final de setembro.

 

A Feira de Livros Valter Alencar (FELIVA) está em sua IV edição e reúne trabalhos dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, que mostram talento na confecção do material envolvendo os gêneros textuais trabalhados durantes as aulas de Língua Portuguesa realizando exposição de varal de poesia, livros produzidos pelos estudantes, desenhos e histórias em quadrinhos e tenda de leitura montada especialmente para a ocasião.

 

 




Tags: SEMEC, Prefeitura, leitura, escrita, escola


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

Últimas Notícias





PMT Multimídia

PMT no Twitter


Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLÍCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADÃO(86) 3131-4781
  • Mais Números Úteis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.