Seja Bem vindo - Teresina, 18 de Fevereiro de 2019
Teresina
+24...+34° C
SEMEC - RODA DE LEITURA

Escola Municipal Machado de Assis estimula leitura entre estudantes

Projeto teve início neste mês de maio e será trabalhado durante todo o ano

24/05/2017 - 11h30 Imprimir Envie por e-mail

Escola Municipal Machado de Assis estimula leitura entre estudantes

Créditos: Ascom

As atividades envolvendo leitura já fazem parte das ações realizadas nas unidades de ensino municipais. Diversos projetos são desenvolvidos com crianças que incentivam o gosto pelos livros. Para intensificar as atividades de leitura, a Escola Municipal Machado de Assis, localizada na zona Sudeste de Teresina, está realizando o Projeto "Viajando no Mundo da Leitura", envolvendo aproximadamente 515 estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. O projeto teve início neste mês de maio e será trabalhado durante todo o ano.

 

Hildaiane Alves da Costa, diretora da escola, conta que toda semana as crianças vão levar paradidáticos para casa, com uma atividade direcionada ao livro. Nas segundas-feiras as professoras voltam a fazer novamente a roda de leitura, para que os estudantes contem um pouco sobre a história lida em casa.

 

“O carrinho entra nas salas, sempre nas sextas- feiras, e as crianças escolhem os livros pra leitura. Cada sala tem seu cantinho da leitura, onde as professoras trabalham diariamente a leitura na rotina diária em sala de aula. Mensalmente é feita a culminância do Projeto, onde os alunos expõem as suas produções, fazem reconto e apresentações das histórias. Acreditamos que a leitura é uma viagem fantástica ao mundo do conhecimento, onde só você, que ler, tem a oportunidade de transcender”, comenta a diretora, que conclui com a frase da escritora Simone Drumond, “Ler é aprimorar saberes".

 

Buscando despertar e aguçar nas crianças esse interesse, os professores utilizam a ludicidade como metodologia: se caracterizarem dos personagens e fazem apresentações teatrais de contos e fábulas que estão sendo estudados. Os fantoches são usados para contar as histórias também. E um dos projetos que vem fazendo sucesso é aquele onde o estudante leva o livro para casa em uma sexta-feira para ser lido com a família e devolve na segunda-feira, sempre com alguma atividade a ser realizada sobre o que foi lido. São recontos ou mesmo desenhos que são expostos no pátio ou sala de aula para que os demais colegas possam apreciar.




Tags: leitura, semec, livro, professores, alunos, escola municipal


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

Últimas Notícias





PMT Multimídia

PMT no Twitter

Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLÍCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADÃO(86) 3131-4781
  • Mais Números Úteis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.