Seja Bem vindo - Teresina, 25 de Junho de 2017
Teresina
+24...+34° C
SEMPLAN - CAPACITAÇÃO

Encontro gestar, parir e maternar reúne mães no Parque Lagoas do Norte

Participantes trocaram experiências sobre maternidade e os cuidados com o recém-nascido

18/06/2017 - 16h02 Imprimir Envie por e-mail

Encontro gestar, parir e maternar reúne mães no Parque Lagoas do Norte

O Parque Lagoas do Norte reuniu dezenas de mães e gestantes para tirar dúvidas e trocar experiências sobre maternidade e os cuidados com o recém-nascido. O I Encontro gestar, parir e maternar aconteceu no sábado (17) e faz parte da programação de aniversário de cinco anos do Parque.

 

Durante a manhã, profissionais da área da saúde e doulas conversaram com as mães sobre os tipos de parto, atividades físicas e massagens que devem ser feitas durante a gravidez e como passar pelo puerpério, período pós-parto durante o qual o corpo retorna ao estado pré-gravidez. Houve ainda demonstrações de shantala e sling.

 

Para as mães, um momento de integração. Mãe de primeira viagem, Isadora Floriano conta que teve a oportunidade de tirar dúvidas e se tranquilizar em relação à gravidez. “Achei muito interessante. Estou no quinto mês de gravidez e tentando reunir o máximo que posso de informação. E hoje pude aprender coisas novas e que são importantes para esse período”, afirma.

 

À espera do segundo filho, Andréia Alves disse que está tendo agora a oportunidade que não teve durante a primeira gravidez. “Muita coisa eu não sabia quando fiquei gestante pela primeira vez. Naquela época, não sabia quais direitos tinha quais exercícios deveria fazer. Agora, estou aprendendo para ter um parto muito mais tranquilo para mim e para o bebê”, relata.

 

Além das mães, pais e avós também participaram do I Encontro gestar, parir e maternar. “Vim também para buscar informações sobre maternidade, sobre meu papel como pai. Esse conhecimento é essencial para me encorajar e encorajá-la”, afirma Olavo Vieira, que foi ao Encontro com a esposa Jaqueline da Silva. Os dois aguardam a chegada da primeira filha.

 

Para gerente do Parque Lagoas do Norte, Viviane Bandeira, o encontro serve para orientar e fortalecer tanto as mulheres como a rede familiar. “Hoje, as mulheres conheceram seus direitos enquanto gestantes e mães, souberam da importância que é ter o suporte dessa rede familiar. E os pais e acompanhantes viram que eles têm um papel fundamental nesse processo da maternidade”, ressalta.

 

A doula Evree Mendes, do Coletivo Mães da Terra, fala que no encontro cumpre seu papel de possibilitar a troca de experiências e, principalmente, empoderar as mulheres. “Essas mães e futuras mães saem daqui mais fortes, mais empoderadas, de forma que elas tomem consciência de que parir é um ato natural, normal”, comenta.




Tags: lagoasdonorte, encontro, gestantes


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

Últimas Notícias





PMT Multimídia

PMT no Twitter


Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLÍCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADÃO(86) 3131-4781
  • Mais Números Úteis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.