Seja Bem vindo - Teresina, 16 de Agosto de 2018
Teresina
+24...+34° C
FMCMC - ENCONTRO DE BOIS

Encontro de Bois movimenta Parque Lagoas do Norte

A tradição de uma das mais marcantes festas da cultura popular atraiu centenas de famílias

23/07/2018 - 09h47 Imprimir Envie por e-mail

Encontro de Bois movimenta Parque Lagoas do Norte

Uma festa de renovação, tradição, cores e cultura popular marcou mais uma edição do Encontro de Bois de Teresina, que aconteceu neste fim de semana no Parque Lagoas do Norte. Doze grupos participaram da festa, que contou ainda com a apresentação de quadrilhas e muita música.

 

Promovido pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), o evento é uma grande mostra das raízes da cultura piauiense com a estória de Catirina, esposa do vaqueiro Chico, que estava grávida e desejou comer a língua do boi mais valioso da fazenda, o Boi Estrela. O peão então acabou satisfazendo a vontade da mulher e o animal acabou morrendo, gerando um grande problema na fazenda.

 

"É uma grande história recontada por gerações e que se transformou em dança, assimilando vários outros personagens que fazem parte da nossa cultura e da história da colonização do Piauí. E é de grande importância o compromisso da Prefeitura e da Fundação Monsenhor Chaves de manter sempre acesa essa chama da nossa cultura, algo tão cheio de representações nossas", explica Wellington Sampaio, coordenador de cultura popular da FMC.

 

Crianças, adultos e muitos idosos conferiram de perto as apresentações marcadas por muita cor e sons. O pedreiro Nataniel dos Santos levou a esposa e os dois filhos para assistirem os grupos do sábado. Para ele, é importante que as crianças conheçam a tradição. "É uma forma de mostrar isso para a minha família, uma diversão para mim e para meus meninos e um grande orgulho em estar repassando essa cultura", frisa.

 

A pequena Maria Clara, de seis anos, estava acompanhada do irmão Rafael assistindo a apresentação. Mesmo com medo do boi, ela resumiu o espetáculo "é tudo muito lindo".

 

O 14ª Encontro de Bois de Teresina tem como objetivo valorizar o folclore mais popular e incentivar o amadurecimento da cultura regional.

 




Tags: FMCMC, encontro, bois, parque, lagoas, norte


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

Últimas Notícias





PMT Multimídia

PMT no Twitter


Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLÍCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADÃO(86) 3131-4781
  • Mais Números Úteis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.