Seja Bem vindo - Teresina, 16 de Dezembro de 2018
Teresina
+24...+34° C
SEMDEC - EMPREENDEDORISMO

Empreende Bairro: etapa final é marcada por bons resultados e trabalho coletivo 

Iniciativa da Semdec vem mudando a visão de microempresários do Promorar

06/12/2018 - 09h42 Imprimir Envie por e-mail

O Projeto Empreende Bairro, idealizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), está chegando ao fim e os resultados já começam a aparecer. Exemplo disso são os vários casos de sucesso entre os microempresários do Promorar, zona sul, primeiro bairro a ser contemplado pelo projeto.  


A empresária Cláudia dos Santos, dona de uma loja de roupas, sentia dificuldade em promover seus produtos e atrair mais clientes. Com a atuação dos agentes do projeto Empreende Bairro, ela conta que sua página em uma rede social foi melhorada, chegando a marca de 20 mil seguidores. Ela relata ainda que, ao longo dos meses de projeto, foi conseguindo aprimorar a organização do seu negócio e, com isso, atrair mais clientes.


“Nas redes sociais aprendi a ser mais presente, então gostei muito de participar do projeto. Além disso, percebei que eu não tinha organização e por também não fazer um controle de caixa, muitas vezes eu não tinha noção do meu lucro. O atendimento foi algo que melhorei muito também”, avalia.


Além de Cláudia, a barbearia do casal Lucas de Sousa e Natiely Lima é outro exemplo de sucesso. Com um ano e meio de funcionamento, Natiely comenta que o atendimento ao cliente e as técnicas de fechamento do negócio foram os principais erros apontados pelos agentes do Empreende Bairro. Após as consultorias, a empresária aponta o aumento do número de clientes e a organização financeira de seu negócio como os maiores legados deixados pelo projeto, fato que abriu portas para que o casal pensasse em expandir a empresa em 2019.  


“Para mim, os maiores ensinamentos foram em relação às técnicas de vendas e organização financeira. Inclusive, pretendemos, através dessa melhor organização adquirida, expandir a empresa com segurança. Assim como me ajudou muito, o projeto pode ajudar quem quer obter mais conhecimento de gestão empresarial, porque são aulas direcionadas nos pontos chaves para um bom funcionamento. Então, não tem nada de ‘bicho de sete cabeças’, é tudo bem realístico e prático de se aplicar”, relata Natiely.


O professor do Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA), Tadeu Duarte, em parceria com a Semdec, ministrou oficinas dentro do projeto. Ele conta como foi pensar as palestras e consultorias dadas aos microempreendedores e quais ensinamentos foram deixados. “Foi muito positivo. Tiramos muitas dúvidas dos participantes, orientamos quanto a regularização das empresas, administração, técnicas de venda e planejamento financeiro, por que essas são as maiores dificuldades. Acredito que muito foi aproveitado por aqueles que se engajaram de fato nas aulas”, comenta.


Números do Promorar


A pesquisa realizada pela Semdec, que teve início em julho de 2018, constatou que 437 empreendimentos no bairro possuem potencial de crescimento. O foco da assistência foram os setores de moda e beleza, que, juntos, somam mais de 100 pequenas empresas na localidade.


Para o secretário da Semdec, Venâncio Cardoso, o Empreende Bairro foi uma oportunidade para que os erros dos pequenos empresários fossem identificados e contornados. “Sendo micro ou pequeno, esses empresários precisam de boas práticas para que possam manter o lucro e se desenvolver. Por isso, vimos a necessidade das consultorias para que eles conseguissem enxergar os erros e, principalmente, vissem como agir para mudar a situação. Acredito que o projeto foi um sucesso e nossa meta é que possamos expandi-lo para toda Teresina em 2019”, explica.


As ações de consultoria do Empreende Bairro foram finalizadas no início de dezembro e em janeiro será feita uma festa de encerramento com os empreendedores do bairro.
 




Tags: empreende bairro, promorar, empreendedor, semdec, venâncio cardoso


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

Últimas Notícias





PMT Multimídia

PMT no Twitter

Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLÍCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADÃO(86) 3131-4781
  • Mais Números Úteis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.