Seja Bem vindo - Teresina, 20 de Fevereiro de 2019
Teresina
+24...+34° C
SEMEC - DIRETORES

Eleições para diretores: Presidentes das Comissões participam de formação

A eleição acontece no início de mês de dezembro

16/11/2018 - 14h49 Imprimir Envie por e-mail

Eleições para diretores: Presidentes das Comissões participam de formação

Os presidentes das Comissões Eleitorais das Escolas Municipais e dos Centros Municipais de Educação Infantil participaram de formação no Centro de Formação Odilon Nunes. As formações têm como objetivo orientar os presidentes sobre todos os procedimentos adotados para a realização das eleições para os cargos de diretores e vice-diretores ou diretores-adjuntos das Escolas e Cmei’s da Rede Pública Municipal de Ensino, que inclui desde o cadastro, acompanhamento da campanha eleitoral, até a apuração dos votos.

 

A eleição acontece no início de mês de dezembro, de forma direta, com participação da comunidade escolar, que inclui professores, pedagogos, servidores e alunos. Os presidentes da Comissão Eleitoral são representantes dos segmentos que compõem a comunidade escolar, responsável por executar o processo de votação e encaminhar os votos para a Comissão Eleitoral Central, formada por representantes da Secretaria Municipal de Educação, Procuradoria Geral do Município e Conselho Municipal de Educação.

 

Eudeilane Pereira, pedagoga da Escola Municipal Professora Zoraide Almeida, destaca a importância da realização das eleições para diretores escolares e enfatiza que numa gestão participativa todos ganham.

 

“A Secretaria Municipal de Educação ao divulgar o edital para eleições de diretores está dando o exemplo de democracia, e isso representa uma conquista, pois a participação de todas as pessoas da comunidade escolar, os pais, os representantes da sociedade civil, os alunos, professores e funcionários, garantem que a gestão que se efetiva dentro da escola seja verdadeiramente democrática, e isso é uma conquista de todos”, disse a pedagoga.

 

A pedagoga acrescenta que com as eleições, no contexto escolar, todos terão vez e voz. “A escola cresce também em uma perspectiva de avaliação institucional e também em aprendizagem, uma vez que espera-se do diretor um papel de liderança em que ele é capaz de mobilizar todos da sua equipe em busca da aprendizagem dos alunos e da qualidade do ensino. Neste sentido, a Prefeitura de Teresina, por meio da SEMEC, está de parabéns pelo processo de eleição, pela transparência em que esse processo está acontecendo e, sobretudo, pela garantia da democracia e cidadania para todos que fazem a gestão das escolas públicas de Teresina”, pontua.

 

De acordo com Antônia Melo, presidente da Comissão Eleitoral Central, é importante orientar os presidentes das Comissões Eleitorais. “É importante realiza estas formações, pois, eles serão responsáveis pela operacionalização do processo final de escolha dos gestores e vice-gestores das Unidades de Ensino Municipais”, explica.

 




Tags: eleições, diretores, escolas municipais, semec


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

Últimas Notícias





PMT Multimídia

PMT no Twitter

Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLÍCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADÃO(86) 3131-4781
  • Mais Números Úteis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.