Seja Bem vindo - Teresina, 18 de Fevereiro de 2019
Teresina
+24...+34° C
SEMDUH - EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Educação ambiental orienta sobre correto acondicionamento do lixo

A ação contou com blitz educativa, distribuição de panfletos informativos e orientações aos populares

27/10/2017 - 12h09 Imprimir Envie por e-mail

Educação ambiental orienta sobre correto acondicionamento do lixo

Créditos: Ascom Semduh

Com o objetivo de sensibilizar os moradores sobre o correto acondicionamento e a disposição do lixo para coleta, a Prefeitura de Teresina realizou, na manhã desta sexta-feira (27), um trabalho de educação ambiental na Praça dos Correios, bairro Dirceu II, zona Sudeste da capital. A ação contou com blitz educativa, distribuição de panfletos informativos e orientações aos populares.

 

De acordo com a coordenadora de limpeza pública da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), Lílian Guimarães, a praça conta com um contêiner para o acondicionamento de resíduos e, ainda, com o serviço regular de conservação da área. No entanto, várias pessoas jogam lixo no local de forma desordenada. Então, a ação prevê reprimir o descarte inadequado dos resíduos e coibir a existência de lixões irregulares naquela região.

 

“O contêiner foi disponibilizado pela Prefeitura de Teresina para atender aos permissionários que utilizam a praça pública para o desenvolvimento de suas atividades econômicas. Entretanto, recebemos a denúncia de que várias pessoas descartavam seus resíduos no local, inclusive, os próprios permissionários, causando um acúmulo de lixo na praça. Por conta disso, realizamos essa ação, com o intuito de orientar sobre o correto descarte dos resíduos e evitar transtorno a todos que utilizam o espaço”, explica Lílian Guimarães.

 

Ela completa dizendo que a região ainda conta com uma coleta domiciliar regular e o caminhão passa na região três vezes por semana; nas segundas, quartas e sextas-feiras. “É interessante que os moradores observem o horário e o dia da passagem do caminhão que realiza a coleta domiciliar para que disponibilizem os seus resíduos com poucas horas de antecedência, evitando o acúmulo de lixo na região. Após esse momento de sensibilização, quem for pego descartando lixo de forma irregular na praça pública estará sujeito às sanções previstas em lei, podendo ser autuado pela fiscalização do Programa Lixo Zero", informa a coordenadora de limpeza pública da SEMDUH, Lílian Guimarães.

 

Caso haja alguma intercorrência com a limpeza urbana, o morador deve entrar em contato com a SEMDUH, presencialmente ou por telefone  3221 7050, e buscar a Coordenação de Limpeza Pública (Celimp). Outro canal de relacionamento com a população é o aplicativo Colab.re, que tem como objetivo incentivar a participação da comunidade nas resoluções dos problemas urbanos.

 

 

 

Educação Ambiental

A educação ambiental consiste em palestras, oficinas e distribuição de panfletos informativos com o objetivo de fomentar a coleta seletiva na cidade e evitar a existência de lixões irregulares. No período de janeiro a agosto deste ano, foram investidos mais de R$ 340 mil nestas ações.

 

Para a supervisora de Limpeza Pública da SEMDUH, Michelly Nolêto, a educação ambiental é um importante instrumento de mobilização para mudanças de hábitos e comportamentos da comunidade. "Todos os meses, traçamos estratégias para conscientizar os moradores sobre a importância do correto acondicionamento do lixo. O nosso intuito é aumentar a coleta seletiva em Teresina e mostrar os inúmeros benefícios da reciclagem, como uma cidade mais limpa, a melhor utilização dos recursos naturais, a redução do custo da disposição final do lixo, a geração de emprego e renda para os catadores, dentre outros”, finaliza.




Tags: Semduh, educação ambiental, limpeza pública, Celimp


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

Últimas Notícias





PMT Multimídia

PMT no Twitter

Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLÍCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADÃO(86) 3131-4781
  • Mais Números Úteis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.