Seja Bem vindo - Teresina, 22 de Maro de 2019
Teresina
+24...+34° C
SEMDEC - EDUCAO

Educao Infantil de Teresina discute mudanas com a Base Nacional Comum Curricular

Teresina concluiu o processo de reformulao do currculo do ensino fundamental

20/02/2019 - 12h42 Imprimir Envie por e-mail

Educao Infantil de Teresina discute mudanas com a Base Nacional Comum Curricular

Crditos: Ascom/Semec

Em 2019 a educação infantil do município ganha novos investimentos e um olhar diferenciado para as ações pedagógicas. Com o objetivo de preparar melhor as unidades de ensino para as mudanças, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) reuniu, hoje (20), coordenadores dos Centros Municipais de Educação Infantil para um dia de oficinas no Centro de Formação Odilon Nunes.


O grupo participou de uma palestra com o especialista Carlos Eduardo Braga, que falou sobre as competências socioemocionais no currículo da educação básica à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O professor pontuou o papel do educador no desenvolvimento de tais competências, a partir da análise das dimensões cognitiva, social, emocional, cultural e física.


Recentemente, Teresina concluiu o processo de reformulação do currículo do ensino fundamental de acordo com a BNCC. Agora, começa a estimular as discussões na educação infantil, buscando pensar no currículo a partir das competências gerais.


“Na prática, estamos dialogando sobre como formar crianças mais conscientes do seu papel na sociedade. A construção do conhecimento acontece na educação infantil”, explica Carlos Eduardo. O especialista também elogiou o trabalho realizado com as crianças nas unidades de ensino do município. “É preciso exportar o que Teresina vem fazendo na educação infantil, porque é inovador, é vanguarda, principalmente a questão de respeitar o tempo de aprendizagem da criança para que ela possa ir para o ensino fundamental com os objetivos essenciais garantidos”, disse.


O encontro de formação também contou com uma oficina prática para apresentar aos pedagogos detalhes do novo material utilizado nas turmas de Maternal II, com as crianças de 3 anos de idade. O material faz parte do Projeto Mitanga, que traz múltiplas linguagens e torna o processo de aprendizagem ainda mais dinâmico.


Segundo a gerente de Educação Infantil da Semec, Sâmmya Ribeiro, a ideia é entender e explorar o material, que está em consonância com a BNCC. “É preciso mergulhar em todo esse processo de transformações, onde o foco é a formação integral do aluno. Nesse contexto, avançamos na proposta da BNCC, refletindo sobre os campos de experiência, já como preparação para a reformulação do currículo também na educação infantil”, afirma.


Após a maratona de debates e oficinas, os coordenadores pedagógicos deverão compartilhar os conhecimentos com os professores, apresentando as novas ferramentas de planejamento das aulas. Para Lilia Cristina, pedagoga dos CMEIs Recanto dos Pássaros e Pedro Balzi, o mais interessante é a reflexão sobre as aprendizagens essenciais na formação integral dos estudantes.


“Percebemos uma grande diferença de como a educação infantil vem incluindo práticas fundamentais para o desenvolvimento das crianças. Antigamente era apenas cuidar, agora é formar, educar a criança para ser protagonista do seu processo educacional”, conclui Lilia.




Tags: educao, infantil, ensino, currculo, encontro, Semec, Teresina


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

ltimas Notcias





PMT Multimídia

PMT no Twitter

Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADO(86) 3131-4781
  • Mais Nmeros teis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.