Seja Bem vindo - Teresina, 23 de Junho de 2018
Teresina
+24...+34° C
SEMEC - PROJETO

Educação Ambiental é tema de projeto trabalhado em escolas municipais

O foco é o combate ao tráfico de animais silvestres e suas zoonoses

26/04/2017 - 16h11 Imprimir Envie por e-mail

Educação Ambiental é tema de projeto trabalhado em escolas municipais

Créditos: Ascom/Semec

A ave símbolo de Teresina, Jandaia Sol, deu nome a um projeto de Educação Ambiental que está sendo levado para dez Escolas Municipais, contemplando aproximadamente 7.100 alunos na faixa etária de 7 a 12 anos. O foco é o combate ao tráfico de animais silvestres e suas zoonoses. De autoria da Superintendência do Ibama no Piauí, o projeto está sendo realizado em parceria com o município, por meio das Secretarias de Educação e Meio Ambiente.

 

Nesta quarta-feira (26), professores e diretores das escolas municipais que estão envolvidos com o projeto participaram de formação ministrada pelo médico veterinário Fabiano Pessoa, que é analista ambiental do Núcleo de Educação Ambiental do Ibama. Nesse primeiro momento do projeto Fabiano conta que é necessário orientar os profissionais da educação para que eles possam abordar o tema de maneira clara e compreensiva com as crianças.

 

“O tráfico de animais silvestres causa prejuízos difíceis de mensurar. Então, a proposta é massificar essas informações, que ao longo de 10 anos o Ibama Piauí vem construindo através de materiais didáticos, focando sobre a prevenção do tráfico de animais silvestres e as suas zoonoses. São materiais educativos  no qual o professor e o coordenador pedagógico terão a possibilidade de sensibilizar e mudar a concepção da criança em relação a ter um animal silvestre preso. A intenção é criar uma geração de teresinenses que amem os animais silvestres em liberdade”, explica o analista ambiental.


O projeto consiste em habilitar professores da Rede Pública de Ensino de Teresina para atuarem como difusores e multiplicadores nas ações de conscientização, fundamentais ao combate do tráfico de animais silvestres e à prevenção das principais doenças transmitidas por estes animais ao homem. Os educadores contarão com um material didático composto por gibis, vídeos, cd, chapéus de EVA e joguinhos educativos para sensibilizar seus alunos em sala de aula.


Segundo o gestor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam), Olavo Braz, a realidade nacional é preocupante com o risco iminente de extinção de espécies importantes da nossa fauna, além do número de doenças transmitidas pela aproximação do homem com os animais silvestres ou a invasão e destruição do seu meio natural.


Das dez escolas selecionadas, oito estão situadas na zona Norte, considerando que essa é a região onde existe a maior quantidade de parques ambientais e áreas verdes da cidade. As outras duas são da região Leste e Sul de Teresina.

 

Projeto inclui prêmios para alunos e publicação de livro

 

Todas as intervenções pedagógicas nas escolas pelos professores com o material didático do projeto devem balizar os alunos a produzirem redações e desenhos referentes a essa temática ambiental.Ao final do projeto, serão selecionadas três redações e três desenhos. Os seis alunos autores desses trabalhos serão premiados com tablets.

 

Os demais trabalhos dos participantes devem ser utilizados pela escola para realização de exposições, dos quais também serão selecionados 60 para serem publicados no livro Jandaia Sol, ave que dá nome ao projeto através de um decreto municipal de 1999.A previsão é que o projeto seja executado entre os meses de abril e outubro. O lançamento do livro deve acontecer dia 04 de outubro, Dia Mundial de Proteção aos Animais.




Tags: projeto, tráfico, animais silvestres, semec


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

Últimas Notícias





PMT Multimídia

PMT no Twitter


Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLÍCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADÃO(86) 3131-4781
  • Mais Números Úteis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.