Seja Bem vindo - Teresina, 16 de Fevereiro de 2019
Teresina
+24...+34° C
SEMEC - ALFABETIZA TERESINA

Diretores apresentam resultados que apontam metas atingidas no Alfabetiza Teresina

Foco do projeto pela Prefeitura de Teresina são as turmas de 1º ano do Ensino Fundamental

21/12/2018 - 11h19 Imprimir Envie por e-mail

Diretores apresentam resultados que apontam metas atingidas no Alfabetiza Teresina

Teresina está conquistando um novo resultado na alfabetização das crianças a partir de um projeto que estimula a leitura diária nas unidades de ensino da Prefeitura. Esta semana, os diretores das escolas que desenvolvem o Alfabetiza Teresina compartilharam seus resultados com o secretário municipal de Educação, Kleber Montezuma, e a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Semec).

 

O foco do projeto criado pela Prefeitura de Teresina são as turmas de 1º ano do Ensino Fundamental, levando estratégias de alfabetização a partir da prática da leitura. Usando muita criatividade e planejamento estratégico, as unidades de ensino realizaram uma série de atividades voltadas para essas habilidades no ano de 2018.

 

A coordenadora do Alfabetiza Teresina, Carmem Portela, explica que o objetivo era apoiar as ações que as escolas já realizavam, dando novas ideias e monitorando de perto os resultados. “Os professores utilizam a criatividade para envolver os alunos em brincadeiras, leituras coletivas e atividades que tornem prazeroso o hábito de ler. Acompanhamos essas intervenções durante todo o ano, agora estamos analisando os resultados em números”, afirma.

 

Após as análises, a conclusão foi que os estudantes das escolas municipais da capital estão elevando consideravelmente seus níveis de leitura e escrita. Na Escola Municipal Graciliano Ramos, por exemplo, são mais de 800 alunos matriculados, seis turmas só do 1º ano, e a taxa de alunos alfabetizados chegou a 93%.

 

“Esse é um resultado exemplar, uma escola de grande porte, localizada na periferia da cidade, conseguindo concluir o ano com alunos lendo e escrevendo com fluência ainda no 1º ano do Ensino Fundamental”, avalia o secretário Kleber Montezuma. Para ele, conquistas nesse sentido resultam de um trabalho de compromisso com a educação das crianças. “É isso que esperamos de uma gestão, planejamento, monitoramento e trabalho alinhado com os professores em sala de aula”, elogia.

 

Segundo Carmem Portela, os dados de fechamento do ano letivo de 2018 mostram que os alunos estão aprendendo no 1º ano o que antes aprendiam apenas no 3º. “Agora sabemos que é totalmente possível alfabetizar as crianças mais cedo. Subimos mais um degrau na qualidade do ensino público municipal”, conclui.

 




Tags: SEMEC, alfabetiza, teresina, resultados, metas, atingidas


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

Últimas Notícias





PMT Multimídia

PMT no Twitter

Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLÍCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADÃO(86) 3131-4781
  • Mais Números Úteis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.