Seja Bem vindo - Teresina, 24 de Maro de 2019
Teresina
+24...+34° C
SEMDUH - MEIO AMBIENTE

Dia do Meio Ambiente levanta reflexo sobre destino de resduos em Teresina

A Prefeitura de Teresina tem oferecido meios para a correta destinao de resduos

05/06/2018 - 14h54 Imprimir Envie por e-mail

Dia do Meio Ambiente levanta reflexo sobre destino de resduos em Teresina

Crditos: Renato Bezerra

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta terça-feira, surge como uma oportunidade para que toda a população possa refletir e repensar os cuidados com a natureza. A grande produção de resíduos e o seu descarte se tornou uma das grandes preocupações de ambientalistas de todo o mundo, sobretudo, em Teresina.

 

De acordo com Vicente Moreira, secretário-executivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), a Prefeitura de Teresina tem oferecido meios para a correta destinação de resíduos e desenvolvido um importante papel de conscientização sobre a preservação da natureza.

 

“Uma pesquisa do Ibope divulgada hoje mostrou que seis em cada dez brasileiros separam o lixo orgânico do reciclável, mas que a maioria ainda não faz a separação por tipo de material. Por isso, além de garantirmos uma coleta domiciliar em mais de 95% de toda Teresina e termos pontos de coleta para materiais recicláveis e não-recicláveis, trabalhamos diariamente com equipes de educação ambiental para agir junto à população e conscientizá-la dos cuidados com o meio ambiente. Esta é uma responsabilidade não apenas do poder público, mas de cada cidadão”, comentou o gestor.

 

As ações de sensibilização vão desde panfletagens em zonas que apresenta recorrentes problemas de disposição incorreta de lixo, Blitzen Ambientais, palestras, teatro infantil com tema da coleta seletiva e oficinas de reaproveitamento de materiais recicláveis.

 

Coleta Seletiva

 

Ainda de acordo com o gestor, a Prefeitura disponibiliza 15 Postos de Entrega Voluntária (PEVs) distribuídos pela capital, onde a população pode descartar resíduos de metal, papel, plástico e vidro, que são destinados para o movimento Emaús Trapeiros. A entidade realiza o enfardamento do material para comercialização, sendo este o único meio de sustento de 17 famílias que trabalham no local.

 

Empresas privadas e órgãos públicos também podem aderir à coleta seletiva e solicitar o recolhimento do material separado por meio do (86) 3221-7050 ou diretamente na Semduh, localizada na Rua Desembargador Pires de Castro, nº 688, Centro/Sul.

 

Resíduos não recicláveis

 

Os materiais produzidos por pequenos geradores, em especial os que não podem ser reaproveitados, também possuem um descarte garantido pela Prefeitura. Materiais de construção, podas de árvores, capina, varrição e móveis usados de até 1m³, podem ser dispostos nos Pontos de Recebimento de Resíduos (PRR) instalados em 35 diferentes locais da área urbana. Quanto ao lixo domiciliar, 31 caminhões coletores circulam pela capital, de segunda a sábado, em horários regulares, recolhendo os resíduos dispostos pela população em suas calçadas.




Tags: meio ambiente, destinao de resduos, semduh


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

ltimas Notcias





PMT Multimídia

PMT no Twitter

Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADO(86) 3131-4781
  • Mais Nmeros teis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.