Seja Bem vindo - Teresina, 23 de Julho de 2018
Teresina
+24...+34° C
SEMEC - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Cuidado com a alimentação é trabalhando com alunos do CMEI Joel Mendes

Atividade tinha como um dos objetivos despertar a autonomia na hora das refeições

10/07/2018 - 14h29 Imprimir Envie por e-mail

Cuidado com a alimentação é trabalhando com alunos do CMEI Joel Mendes

Créditos: Ascom/Semec

Para abordar sobre a importância de uma alimentação saudável o Centro Municipal de Educação Infantil Joel Mendes, em parceria com a Divisão de Nutrição da Secretaria Municipal de Educação (Semec), realizou nesta terça-feira (10) palestra com os estudantes da turma de 2º período com o objetivo de aproximar as crianças de alimentos ricos em nutrientes, além de despertar a autonomia na hora das refeições.

 

De acordo com Francisca Santos, gestora do CMEI, o projeto de alimentação saudável faz parte das atividades do projeto de leitura ‘Quem ler mais, sabe mais’, que vem sendo realizado desde o início do semestre na escola, além de trazer diversos benefícios para as crianças, desde a redução do desperdício à disciplina. “Eles começaram a se sentir parte do processo. Escolhem o que e o quanto vão comer dentro do cardápio saudável do dia. Também são incentivados a comerem as verduras e frutas”, contou.

 

Francisca explica ainda que a presença da nutricionista faz toda a diferença na execução da atividade. “Quando os estudantes e pais escutam as orientações de um profissional, que pode explicar da forma correta quais os tipos de alimentos responsáveis para nutrir o corpo com todas as vitaminas necessárias para um bom desenvolvimento, eles percebem o valor da importância de uma alimentação rica em nutrientes”, acrescentou.

 

Segundo Juliana Sampaio Melo, nutricionista da Divisão de Nutrição da Semec, para garantir que os alimentos consumidos diariamente pelas crianças nas unidades de ensino sejam diversificados e atendam as especificidades nutricionais de cada faixa etária, a Secretaria conta com uma equipe de nutricionistas responsáveis não só pela elaboração dos cardápios, mas pela fiscalização da distribuição, armazenamento e manipulação dos alimentos.

 

 “A Divisão de Nutrição da Semec percorre as escolas para elaborar um cardápio saldável e diversificado. Também é realizado um acompanhamento nutricional e rodas de conversas e palestras com os familiares, professores e alunos”, informou.

Juliana diz que é de grande importância as palestras realizadas com as crianças. “Sabemos que as crianças gostam muito de petiscos, refrigerantes e doces, assim, é necessário aprender logo na infância sobre os alimentos que são saudáveis. Durante a palestra foi apresentado vídeos didáticos para que as crianças entendam melhor sobre alimentação saudável. Também foi pontuado sobre o reaproveitamento das cascas das frutas, que são ricas em vitaminas e finalizamos explicando sobre a importância da higiene pessoal para evitar doenças”, afirmou.

 

A palestra alimentação saudável faz parte das atividades da I Feira Cultura ‘Meio Ambiente Minha Casa Meu Mundo’, que será realizada nesta próxima sexta-feira (13). Cada turma irá apresentar uma temática diferenciada. Os alunos do 2º período estão com o projeto alimentação saudável e reaproveitamento de alimentos, os do 1º período abordarão a reciclagem e o reaproveitamento de objetos, o maternal II apresentará sobre o reflorestamento e o poder medicinal das plantas e o maternal I será sobre a Arca de Noé, falando da importância dos animais. Já a turma do berçário apresentará o jardim suspenso.

 

 




Tags: palestra, alimentação saudável, alunos, cmei joel mendes, semec


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

Últimas Notícias





PMT Multimídia

PMT no Twitter


Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLÍCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADÃO(86) 3131-4781
  • Mais Números Úteis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.