Seja Bem vindo - Teresina, 25 de Setembro de 2018
Teresina
+24...+34° C
FMS - ATENDIMENTO

Crianças da rede municipal passam por exames gratuitos de visão e audição

A estimativa da FMS é disponibilizar 2.592 consultas no período de março a novembro

20/02/2018 - 14h37 Imprimir Envie por e-mail

Saúde auditiva e de visão são condições básica para garantir um bom desempenho escolar na infância. Por isso, a Fundação Municipal de Saúde (FMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), dá assistência gratuita nesta área, disponibilizando exames, óculos e aparelhos auditivos quando necessário.

 

Em reunião realizada hoje (20), gestores das duas pastas estiveram juntos para planejar o funcionamento dos programas em 2018. O público alvo são crianças do pré-escolar e primeiro ano (entre os cinco e seis anos de idade), além de estudantes do terceiro ano no programa auditivo. “Os professores da rede pública municipal são capacitados para fazer uma triagem inicial, e encaminhar para exames mais detalhados as crianças que apresentarem problemas”, informa o diretor de Ações Assistenciais da FMS, Francisco Pádua.

 

No programa de saúde auditiva é realizada uma triagem simplificada, com verificação da reação das crianças frente a barulhos do ambiente. Após a identificação dos agravos, os professores enviam planilhas para a FMS com registro dos escolares que necessitam das consultas, que serão agendadas. O atendimento com otorrinolaringologista e fonoaudiólogos será realizado no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo, que prestará o acompanhamento adequado e fornecerá o aparelho auditivo se necessário.

 

Já no programa de assistência oftalmológica, os professores foram capacitados para realizar nas crianças o teste de Snellen (das letras e números). As crianças com dificuldades são encaminhadas via Sistema de Marcação de Consultas para o consultório Itinerante do Programa Saúde na Escola, em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), que realiza a consulta com dois oftalmologistas nos turnos manhã e tarde, bem como confecciona os óculos no mesmo dia.

 

No ano passado 14 mil crianças – o total de alunos da rede pública municipal na faixa dos cinco e seis anos – passaram por esta triagem. Destas, 1.954 foram encaminhadas para os exames oftalmológicos, com fornecimento de 544 óculos. “Para 2018, a estimativa é disponibilizar 2592 consultas no período de março a novembro”, informa Francisco Pádua.




Tags: atendimento, consultas, auditivas, oftalmológicas, alunos, fms, semec


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

Últimas Notícias





PMT Multimídia

PMT no Twitter


Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLÍCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADÃO(86) 3131-4781
  • Mais Números Úteis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.