Seja Bem vindo - Teresina, 25 de Maro de 2019
Teresina
+24...+34° C
FMCMC - MSICA

Coral da UFPI apresenta Carmina Burana neste domingo (21) no Palcio da Msica

Concertos Matinais um projeto que ocorre sempre aos domingos, com entrada franca

16/10/2018 - 10h33 Imprimir Envie por e-mail

Coral da UFPI apresenta Carmina Burana neste domingo (21) no Palcio da Msica

O Coral da Universidade Federal do Piauí se apresenta às 11h deste domingo, 21 de outubro, no Palácio da Música de Teresina, com entrada franca. Eles apresentarão a peça que têm trabalhado durante o ano de 2018, a famosa Carmina Burana, de Carl Orff.

 

Pelo título, pode ser que muitos não conheçam. Mas a maioria reconhecerá pelos ouvidos, especialmente a abertura “O Fortuna”, que tem sido utilizada em filmes e eventos por todo o mundo. Carmina Burana significa "Canções da Beuern", sendo "Beuern" uma redução de Benediktbeuern, município situado na Baviera, e é composto por um manuscrito de 254 poemas e textos dramáticos em latim, datados, em sua maioria, dos séculos XI e XII, sendo alguns do século XIII. As peças são, em geral, picantes, irreverentes e satíricas. Alguns desses poemas foram musicalizados por Carl Orff em 1936.

 

O projeto Vozes do Campus/ Coral da UFPI foi criado em agosto de 2014 para desenvolver o canto coral e contribuir com a evolução intelectual dos membros do grupo e da comunidade consumidora do trabalho. O grupo nasceu para nutrir os eventos culturais da casa, como também na divulgação da cultura musical, seja ela popular erudita ou folclórica, que são amplamente ilustradas através dos recitais didáticos apresentados durante todo o ano.

 

Hoje em dia é imprescindível para qualquer universidade ou estabelecimento de ensino que envolve um grande número de alunos, a experiência numa atividade cultural que estimule o lado criativo do estudante e que promova uma integração social através da arte. O Canto Coral é hoje o mais fácil e mais barato meio de se implantar uma atividade cultural, pois o único instrumento musical utilizado é a voz. O coral é regido sob a batuta de Samuel Fagundes, natural do Rio de Janeiro, formado em Licenciatura Plena pela UFMG, Bacharel em Regência pela UFMG e Mestre em Musicologia, e tem como correpetidor, o pianista Luciano Azevedo, bacharel em Piano pela Universidade Federal da Bahia.

 

O Concertos Matinais é um projeto que ocorre sempre aos domingos, com entrada franca, no Palácio da Música de Teresina, instituição mantida pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. Tem como objetivo levar apresentações musicais de qualidade à população gratuitamente. A casa fica localizada no cruzamento das ruas Santa Luzia e Treze de Maio, N° 1241, Centro.

 




Tags: FMCMC, concertos, matinais, coral, UFPI, palcio, msica


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

ltimas Notcias





PMT Multimídia

PMT no Twitter

Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADO(86) 3131-4781
  • Mais Nmeros teis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.