Seja Bem vindo - Teresina, 26 de Maro de 2019
Teresina
+24...+34° C
  • Página Inicial /
  • Notícias /
  • Coordenao de Infeces Sexualmente Transmissveis da FMS realizou inmeras atividades em 2018
FMS - PREVENO

Coordenao de Infeces Sexualmente Transmissveis da FMS realizou inmeras atividades em 2018

Objetivo atualizar profissionais de sade sobre os protocolos de ISTs e manter populao informada

18/12/2018 - 09h28 Imprimir Envie por e-mail

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina possui a Coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) com o objetivo de promover ações de educação em saúde para os diversos segmentos da população sobre uso de preservativos e ampliar o acesso a eles. O objetivo é também manter os profissionais de saúde atualizados quanto aos protocolos de ISTs e realizar testagens e aconselhamentos para HIV em população chave, dentre outras campanhas.

 

“Também apoiamos as Organizações Não Governamentais (ONGs) que atuam na prevenção das ISTs”, explica a coordenadora de IST da capital, Alana Niége. Ela lembra que foi em 2018 que aconteceu a Oficina de Atualização em Infecções Sexualmente Transmissíveis (HIV, Sífilis, Hepatites Virais e IST em geral) para profissionais médicos e enfermeiros da Atenção Básica de Teresina, com a participação de 223 profissionais de saúde. “Fizemos também a publicação da Portaria sobre utilização de testes rápidos para infecção pela sífilis em serviços de saúde (Portaria 118/2018, no DOM do dia 13/07/2018) para facilitar o diagnóstico, bem como o tratamento da mesma. Reformulado logística para pedido e distribuição dos testes rápidos para as Unidades Básicas de Saúde e unidades hospitalares (atualizando as unidades com a com a nota técnica para o devido fluxo)”, diz a coordenadora.

 

 

Em 2018 a coordenação de IST da FMS realizou, durante as prévias carnavalescas, quatro campanhas educativas com distribuição de 276.800 preservativos masculinos, 10.850 preservativos femininos, 100.000 sachês de gel lubrificante, além de cartazes, folders e informações em saúde. Durante os cinco dias de carnaval foram distribuídos 432.000 preservativos masculinos, 12.000 preservativos femininos e 85.000 sachês de gel lubrificantes. “Foram ações que ocorreram em bares, clubes, blocos de rua e matinês com informações sobre infecções sexualmente transmissíveis. Durante o mês de fevereiro e março foram visitadas empresas e instituições privadas e públicas com o objetivo de intensificar formas de prevenção com realização de palestras educativas”, informa Alana Niége.

 

 

A Coordenação Municipal de ISTs participou ainda neste ano de dois eventos promovidos pela Fundação Cultural Monsenhor Chaves: o Teresina É Pop, no estacionamento da Ponte Estaiada, onde foram distribuídos 15.300 preservativos masculinos, 980 femininos e 6.800 gel lubrificante, e o evento Cultura Negra, no estacionamento da Ponte Estaiada, onde foram distribuídos 4.100 preservativos femininos, 250 femininos e 1.700 gel lubrificante. “No terceiro quadrimestre realizamos prevenção em ISTs na Parada da Diversidade, onde distribuímos 13.200 preservativos masculinos, 320 femininos e 7.900 sachês de gel lubrificante”, enfatiza Alana Niége.

 

 

A coordenação de IST intensificou este ano as ações em prol do Dia Mundial de Luta contra o HIV/Aids: Foram realizados 15 palestras educativas em empresas públicas e privadas (Vikstar, Almaviva, Águas de Teresina, UFPI, Comercial Carvalho, Atacadão); Houve distribuição de material de prevenção na Avenida Maranhão, junto aos lavadores de carro; Testagem no Shopping da Cidade (36 usuários atendidos); Equipe volante em bares e baladas de Teresina distribuindo material de prevenção e ações de educação em saúde; Ação Cidadania e Diversidade no Parque Potycabana em parceria com a SESAPI e ONGs (61 usuários atendidos - 02 HIV reagente e 05 sífilis); Ação de prevenção e testagem em um bordel na zona sul da capital em parceria com a Associação de Prostitutas do Piauí - APROSPI (43 usuárias atendidas, uma HIV reagente e três sífilis). Também foram distribuídos 175.000 preservativos masculinos, 40.000 sachês de gel lubrificante e 3.000 preservativos femininos.

 

 

A Coordenação de IST da FMS apóia ONGs, como a Associação de Prostitutas do Piauí, com ações contínuas de testagem de fluido oral, pondo em prática o projeto “Viva Melhor Sabendo” no Freando a AIDS em prostíbulos de Teresina. Ação contínua do “Projeto Amar sem Preconceito” todas quartas e sábados no turno da noite fazendo a distribuição de preservativos e gel lubrificante além de material educativo/informativo para a população vulnerável. Realizado em bares, pontos de encontro, prostíbulos, praças e quiosques. “Temos também parceria com a Associação das Travestis do Piauí (ATRAPI) no segmento de pacientes acometidos por Infecções Sexualmente Transmissíveis, além de distribuição de material preventivo para as mesmas”, conta Alana.

 

Além dos projetos contínuos, tais como "Freando a Aids" e "Amar sem Preconceito", a Coordenação e a Gerência de Epidemiologia participaram ativamente com palestras e discussões em mesa redonda, além da distribuição de material educativo, no 1º Seminário Nacional de Trabalhadoras Sexuais no Piauí. Ainda em parceria com a APROSPI (Associação das Prostitutas do Piauí) foi realizada uma Oficina de Prevenção Combinada em ISTs "Almoço e Descontração: Papo de Mulher" com as profissionais do sexo nos bordéis de Teresina.

 

“Também fizemos o apoio a 14ª Semana do Orgulho de Ser, realizada pelo Grupo Matizes, com cartazes (400 unidades) para divulgação do evento e água mineral (500 copos) para os envolvidos na organização do evento”, finaliza Alana Niége.

 




Tags: FMS, IST, protocolocos, infeces, coordenao, sexualmente, transmissveis


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

ltimas Notcias





PMT Multimídia

PMT no Twitter

Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADO(86) 3131-4781
  • Mais Nmeros teis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.