Seja Bem vindo - Teresina, 20 de Setembro de 2018
Teresina
+24...+34° C
SEMEC

Concerto na Escola Ubiraci Carvalho encerra a terceira temporada da OST na Escola

Este ano três escolas receberam as apresentações

13/04/2018 - 17h06 Imprimir Envie por e-mail

Concerto na Escola Ubiraci Carvalho encerra a terceira temporada da OST na Escola

Créditos: Ascom/Semec

A Orquestra Sinfônica de Teresina fez hoje (13) sua terceira e última apresentação desta temporada no projeto “OST na Escola”, onde leva um concerto didático aos estudantes. Na Escola Municipal Professor Ubiraci Carvalho, zona Sudeste de Teresina, 205 alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental assistiram a apresentação que traz no repertório música erudita e regional para despertar o interesse dos jovens.

 

O regente adjunto, Wilson Costa, apresentou a atenta plateia o som de cada instrumento. Para a maioria, esse foi o primeiro contato com uma orquestra. A proposta da visita é também proporcionar a integração dos estudantes com os músicos e incentivar o gosto pela arte, especialmente a música erudita.

 

“O tipo de música que a Orquestra toca não faz parte do cotidiano desses jovens, mas é patrimônio da humanidade e eles precisam estar em contato com essa arte. A OST é genuinamente piauiense e muito jovem, então, temos o maior prazer em nos deslocar até onde as pessoas estão. A Prefeitura de Teresina vem possibilitando o contato dos alunos das escolas municipais com a música erudita, tornando-os consumidores desse patrimônio”, pontuou Wilson.

 

“É algo totalmente diferente para eles, selecionamos para participar principalmente os alunos que nunca viram tais instrumentos musicais de perto”, disse o Mauro Orlando de Oliveira Lima, diretor adjunto da escola. Para ele, o momento é de aproximação com a cultura. “Esse contato com a orquestra é muito importante para a formação deles. Precisam mostrar as possibilidades da música, do teatro, da arte de uma forma geral”, declarou.

 

O concerto que toca de Berthoven à Star Wars é uma parceria da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC) com a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC). Este mês o grupo também passou pelas Escolas Municipais Valter Alencar e Santo Afonso Rodrigues, impressionando os estudantes e arrancando aplausos entusiasmados.

 

A coordenadora de escolas de tempo integral da Semec, Eliane Santos, avalia como positivo o tour da OST nas unidades de ensino e elogia a ação. “Foram apresentações belíssimas, que certamente mexeram com os alunos. Este ano envolvemos três escolas, sendo duas de tempo integral, incluindo uma de zona Rural, levando a proposta de um currículo rico em arte e cultura. A Orquestra Sinfônica de Teresina está de parabéns, conseguiu entusiasmar um público que não tinha conhecimento sobre a música erudita, e, agora, sabe até identificar instrumentos como o violoncelo e o clarinete”, finalizou.

 

 

 




Tags: concerto, ost na escola, semec


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

Últimas Notícias





PMT Multimídia

PMT no Twitter


Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLÍCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADÃO(86) 3131-4781
  • Mais Números Úteis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.